PUBLICIDADE

Cidades

Mesmo com chuvas, Cantareira segue em queda e registra 8,7%

Os outros mananciais que abastecem São Paulo, como o Alto Tietê, o Guarapiranga e o Alto Cotia, também não elevaram a capacidade

1 dez 2014 - 10h20
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Alex Falcão / Futura Press

A capacidade dos reservatórios do Sistema Cantareira segue em queda e chegou a 8,7%, segundo medição divulgada nesta segunda-feira pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

A queda do nível no Cantareira ocorre mesmo com as chuvas que atingiram a região das cabeceiras do manancial. No mês passado, a pluviometria acumulada foi 135 milímetros, volume um pouco menor que a média histórica para o mês de 161,2 milímetros. A média de chuvas esperada para dezembro chega a 220,9 milímetros.

Os outros mananciais que abastecem São Paulo também não elevaram a capacidade. O Alto Tietê, por exemplo, passou de 5,7% para 5,6% de domingo para segunda. Nesse manancial, choveu abaixo do esperado durante o mês passado. A pluviometria acumulada foi 20,1 milímetros, enquanto a média para novembro é 117,1 milímetros. A chuva esperada para dezembro é 192,8 milímetros.

Veja imagens de drone da retirada do volume morto do Cantareira:

O Sistema Guarapiranga foi outro a apresentar queda, reduzindo de 33,7% para 33,4%. No acumulado de mês, choveu 109,3 milímetros, volume inferior à média histórica de 124 milímetros. A precipitação esperada para dezembro é 175,2 milímetros.

Já o Sistema Alto Cotia manteve-se em 29,9%. A média histórica de chuvas para novembro é 127,2 milímetros. As chuvas que atingiram a região, por sua vez, foram 106,2 milímetros. Para dezembro, o volume esperado é 172,2 milímetros.

A crise no sistema Cantareira A crise no sistema Cantareira

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade