PUBLICIDADE

SP, RJ E MG fecham acordo para uso de água do Paraíba do Sul

27 nov 2014 - 15h27
(atualizado às 17h28)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Governadores se reuniram nesta quinta no STF e fecharam o acordo</p>
Governadores se reuniram nesta quinta no STF e fecharam o acordo
Foto: Carlos Magno

Os governos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro fecharam nesta quinta-feira um acordo no Supremo Tribunal Federal (STF) para que sejam iniciadas as obras de infraestrutura para diminuir os efeitos da seca na região Sudeste com o uso da água do rio Paraíba do Sul. Geraldo Alckmin (PSDB), Luiz Fernando Pezão (PMDB) e Alberto Pinto Coelho (PP) fecharam um acordo, mediado pelo ministro Luiz Fux, de que os três estados devem apresentar até o dia 28 de fevereiro propostas para o enfrentamento da crise.

Uma das propostas dos governantes pode ser a transposição do Rio Paraíba, cuja bacia está nos três estados. A proposta é do governo paulista, que pretendia desviar a água do rio para abastecer o Sistema Cantareira, que na teoria não secou graças à utilização da segunda cota do volume morto. Contrário à proposta em um primeiro momento, o Rio de Janeiro se comprometeu junto aos outros Estados que após uma análise técnica, os governadores tomariam uma decisão em conjunto e que nada seria feito sem o consentimento das três partes envolvidas.

Como economizar água: Dicas para o dia a dia Como economizar água: Dicas para o dia a dia: Veja dicas para economizar água no seu dia a dia. Saiba quanto de água é possível economizar com atitudes simples

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade