Menina agredida por alunos foi liberada por médicos duas vezes antes de morrer, diz família
A menina apresentou diversos sangramentos, no entanto, foi liberada das unidades de saúde do município a qual foi atendida.
Alícia Valentina, a menina de 10 anos agredida por colegas de classe da Escola Municipal Tia Zita, no município de Belém do São Francisco, morreu no domingo, 7 de setembro, após ser transferida para o Hospital da Restauração, no Recife. Porém, antes de chegar no HR, a criança foi liberada por médicos que a atenderam, pelo menos duas vezes, mesmo apresentando sintomas de sangramento, como relata os familiares.
Após a violência e, ao cair, batendo a cabeça, funcionários da escola a levaram para o hospital por ela apresentar sangramento no nariz, mas depois de ser atendida, foi liberada. Em casa, voltou a ter sintomas, como sangramento no ouvido, fazendo a família a levar a um posto de saúde, onde foi atendida e mais uma vez liberada.
Ao voltar para casa, Alícia vomitou sangue e retornou ao hospital da cidade e foi transferida para o Hospital de Salgueiro. Um dia após ser internada, a criança foi encaminhada para o HR, no bairro do Derby, região central do Recife.
A assessoria do HR confirmou, através de uma nota, a morte encefálica da garota nesta segunda (8). Já a direção Escola Tia Zita, se pronunciou sobre o caso, afirmando ter prestado toda a assistência necessária.
Veja nota da escola
"A direção da escola informa que, em tempo hábil, prestou todo o socorro necessário à aluna, conduzindo-a ao hospital e garantindo a devida assistência. Comunicamos ainda que, nesta data, o Conselho Tutelar, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, estará presente na escola para acompanhar o caso e adotar as devidas providências".
De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), o caso segue sendo investigado e que, por envolver menores de idade, mais detalhes não poderão ser divulgados e para preservar o andamento das diligências. Ainda não tem informação de quantos alunos participaram do episódio de violência.
O corpo da vítima será sepultado ainda nesta segunda em Belém do São Francisco.