Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Manaus festeja 340 anos de fundação com ritmo de boi-bumbá

24 out 2009 - 18h18
(atualizado às 18h59)
Compartilhar
Arnoldo Santos
Direto de Manaus

A cidade de Manaus completa neste sábado 340 anos de fundação. Na programação de aniversário, que começou ontem e vai até amanhã, o Boi Manaus é o evento mais importante. Um carnaval com trios elétricos, bandas, cantores e dançarinos com um toque original amazonense: o ritmo de boi-bumbá.

Dançarinos participam das comemorações em Manaus
Dançarinos participam das comemorações em Manaus
Foto: Arnoldo Santos / Especial para Terra

A versão amazônica do abadá é o tururi (nome de uma fibra vegetal que os indígenas usam como vestimentas e telas para pinturas). Cada uma das 29 atrações da festa tem um um tururi temático. Durante três noites, elas se revezam descendo a pista do sambódromo da cidade. Os artistas representam os bois Garantido e Caprichoso, que fazem o festival folclórico de Parintins (interior do Amazonas), no mês de junho.

As torcidas organizadas levam suas coreografias que são apresentadas por dançarinos vestidos a caráter. Nos 800 metros de pista, cada banda apresenta músicas (toadas) do seu boi preferido. A coordenação do evento estima que cem mil pessoas participem da festa nas três noites de apresentações.

A entrada no sambódromo é gratuita, mas quem quiser acompanhar os trios tem de comprar um tururi. A escolha depende da preferência de cada boi. "Eu comprei tururi do Robson Júnior que é do Garantido, o meu boi do coração", diz a estudante Marina Tavares. Para quem participa da festa, a vantagem é que cada tururi dá o direito de acompanhar qualquer trio elétrico, não importando qual o boi de sua preferência.

"Eu quero é brincar em todos (os trios)", diz Rafael Oliveira, simpatizante do boi Caprichoso. A apresentação dos trios elétricos começa por volta das 20h (horário local) e só termina por volta das 4h. Mas a festa não termina porque bem ao lado da passarela do boi (antes, do samba) foi montada uma tenda com feixes de lasers, canhões de luz, muita fumaça e e música eletrônica. Mas o que chama a atenção da festa é mesmo o ritmo genuíno do boi-bumbá.

"O Boi Manaus é a verdadeira festa da cidade. Nosso slogan deste ano é 'Dança das Tribos' e retrata exatamente o que estamos vendo aqui no Sambódromo: famílias inteiras brincando de boi-bumbá, num clima de alegria, tranquilidade e segurança", afirmou o vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Renato Seyssel.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra