PUBLICIDADE

Inmet registra neve fraca em município gaúcho no início da tarde

Com mínima de 2,8°C, cidade de Encruzilhada do Sul registrou neve fraca por cerca de dois minutos, segundo meteorologistas

23 ago 2013 - 17h20
(atualizado às 17h32)
Compartilhar
Exibir comentários

A chegada de uma massa de ar polar ao Rio Grande do Sul provocou a queda de neve na tarde desta sexta-feira no município de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, a 170 quilômetros de Porto Alegre. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno foi rápido, ocorrendo apenas entre 13h24 e 13h26. A temperatura mínima registrada na cidade foi de 2,8°C.

Veja previsão do tempo na sua cidade

Segundo meteorologistas da Climatempo, mesmo que as temperaturas não fiquem abaixo de 0°C, é possível a ocorrência de neve. Isso porque as medições oficiais do Inmet levam em conta apenas a temperatura do ar, mesmo que existam nuvens com temperaturas abaixo do ponto de congelamento da água, com condições propícias à formação de flocos de gelo.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/mapa-da-neve/iframe.htm" data-cke-248-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/mapa-da-neve/iframe.htm">veja o infográfico</a>

De acordo com a Climatempo, há grande possibilidade de novas ocorrências de neve nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina entre segunda e terça-feira da próxima semana. Em seis horários consecutivos de simulação com o modelo norte-americano GFS, houve a confirmação do evento.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/cidades-mais-frias-do-brasil/iframe.htm" data-cke-248-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/cidades-mais-frias-do-brasil/iframe.htm">veja o infográfico</a>

Os ventos moderados a fortes gerados por esta massa polar aumentam a sensação de frio. Em Passo Fundo, no planalto do gaúcho, o aeroporto local mediu uma temperatura de 8°C, às 14h. Mas com o vento de quase 28 km/h, a sensação térmica era de -1°C.

O frio continua intenso no Sul nos próximos dias e a partir de segunda-feira vai esfriar também no norte do Paraná, onde ainda faz calor no fim de semana. Além da possibilidade de neve, a partir de segunda-feira, o frio intenso também vai provocar geada no Sul do Brasil.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade