Influenciadora denuncia restaurante em SP por capacitismo: 'Episódio doloroso'
Andrea Schwarz disse que estabelecimento não disponibilizou uma mesa acessível para ela, mesmo com reserva confirmada
A influenciadora Andrea Schwarz denunciou um restaurante em São Paulo por capacitismo, alegando que o local recusou oferecer uma mesa acessível, mesmo com reserva confirmada, gerando críticas nas redes sociais.
A influenciadora e ativista Andrea Schwarz usou as redes sociais para denunciar um episódio de discriminação vivenciado por ela e o marido em um restaurante de São Paulo. De acordo com ela, o estabelecimento, que é de alto padrão, não disponibilizou uma mesa acessível para eles, mesmo com a reserva confirmada.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Não existe luxo onde falta empatia. Não existe sofisticação onde sobra preconceito disfarçado de regra. Acessibilidade não é favor. É direito”, escreveu.
O caso aconteceu no domingo, 13, no restaurante L40 Cozinha de Latitude. Ela conta que chegou ao local com a proposta de ter um jantar romântico com o parceiro. Com a reserva prévia já confirmada, os dois se aproximaram da hostess para seguirem para uma mesa. No entanto, assim que a mulher percebeu que Andrea era portadora de uma cadeira de rodas, foi informada de que só havia mesas altas para eles.
Ela diz que tentou contornar, argumentando que havia outras mesas baixas no salão, mas a mulher foi rígida: “Essas são para 4 pessoas. Vocês são 2. Não posso acomodar vocês nelas”.
“Mesmo com mesas baixas livres ao redor, ouvimos um não. Um não rígido, frio, burocrático. Não porque não havia espaço, mas porque faltou sensibilidade”, lamentou Andrea.
Após ouvir a resposta, a influenciadora diz ter questionado o que poderia ser feito e recebeu como alternativa a opção de se sentar em uma mesa do lado de fora do restaurante. “Estavam 15º, com vento gelado e estrutura completamente inviável. A mesa não era alta, mas era super baixinha, só para apoiar copos. Nem que encarasse o frio conseguiria comer lá também”, contou.
“Vim toda arrumada, toda produzida. Agora me fala se isso não é preconceito? Fomos embora. Humilhados. Não pela falta de mesa, mas pela falta de humanidade”, lamentou ela em um vídeo.
Nas redes sociais, Andrea condenou a situação. “Um restaurante que se vende como sofisticado, cobra caro e ocupa o 40º andar de um hotel luxuoso, mas se recusa a descer um único degrau na escala da empatia”, disse.
“Chique mesmo é ter empatia. Não adianta estar no 40º andar de um hotel luxuoso se não se consegue alcançar o básico: respeito”, lamentou a influenciadora.
Nos comentários, os internautas lamentaram o episódio e fizeram críticas ao estabelecimento. “Anotado: restaurante L40, no Hotel W. Certo?? Boicote já!”, escreveu a jornalista e apresentadora Astrid Fontenelle. “Vergonhoso, o restaurante precisa se retratar com você e não deixar mais acontecer. Imagina outras pessoas que passaram por isso e ficaram quietas?”, disse outro perfil.
O Terra entrou em contato com o L40 Cozinha de Latitude e, até a última atualização desta matéria, não obteve resposta. O espaço permanece aberto para manifestações.
Sobre Andrea Schwarz
A influenciadora parou de andar aos 22 anos devido a complicações de uma rara má-formação congênita na medula espinhal. Apesar da condição, Andrea não parou e transformou a situação em oportunidade. Hoje, ela tem uma empresa voltada para os direitos das pessoas com deficiência e atua como empreendedora social, consultora em inclusão, palestrante, influenciadora digital e ativista pela acessibilidade e inclusão.
