Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Governo entrega 220 casas a vítimas da chuva de 2008 em SC

9 jun 2011 - 18h55
(atualizado às 19h08)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

Dois anos e meio após a tragédia que deixou 135 mortos e mais de 70 mil desabrigados em Santa Catarina, muitas das vítimas conseguiram, enfim, entrar na nova moradia. Das 580 casas entregues nesta quinta-feira pela presidente Dilma Rousseff em Blumenau, a 130 km de Florianópolis, 220 foram destinadas à famílias que perderam tudo na catástrofe.

Logo após a cerimônia oficial, as famílias ficaram no condomínio do bairro Passo Manso para pegar as chaves do imóvel com funcionários da Caixa Econômica Federal. Muitos não seguraram as lágrimas quando entraram nos apartamentos.

O aposentado Thomaz Vidal Rosa, 52 anos, disse não esquecer a noite do dia 24 de novembro de 2008, quando um deslizamento destruiu a casa que havia acabado de reformar. Por sorte, nem ele nem a esposa estavam no local no momento. "Senti demais, foi o trabalho de uma vida inteira. Saímos de casa para comprar mantimentos e quando voltamos não havia mais nada", disse, com lágrimas nos olhos após entrar no novo apartamento, pelo qual irá desembolsar uma parcela de R$ 240. "Isso é um sonho, uma vida nova. Minha esposa e eu vamos recomeçar, mesmo com quase 60 anos", afirmou.

No pátio onde ocorreu a cerimônia, a tecelã Rosilda Colaço não escondia a alegria de enfim poder ter sua casa. Depois que perdeu tudo por um deslizamento, a mulher morou com o filho em um abrigo e posteriormente seguiu para a casa de sua mãe. "Estávamos apertados por lá e aqui eu e meu filho teremos nosso espaço", afirmou. "Demorou, mas valeu a pena".

O condomínio foi construído através do programa Minha Casa, Minha Vida. Com dois quartos, os apartamentos contam com cerca de 50 m² de área privativa. Os terrenos foram comprados pelo governo estadual por R$ 2,4 milhões. Os recursos foram obtidos com as doações realizadas junto às contas da Defesa Civil à época da tragédia. "Quero agradecer todos os anônimos do Brasil inteiro que realizaram as doações para as vítimas", disse o governador Raimundo Colombo. "Essa é nossa prestação de contas".

Os moradores ainda não contam com energia elétrica nos apartamentos, o que deve ser providenciado ainda neste final de semana, segundo a prefeitura de Blumenau. As mudanças dos novos moradores deverão ser realizadas seguindo uma escala determinada por eles próprios. Com o novo condomínio, apenas um abrigo permanecerá ativo na cidade com as vítimas da tragédia de 2008.

Junto à beneficiada, presidente olha pela janela de casa entregue à moradora de Blumenau (SC)
Junto à beneficiada, presidente olha pela janela de casa entregue à moradora de Blumenau (SC)
Foto: Fabrício Escandiuzzi / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra