Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

GAECO/MPRS deflagra operação contra facção que movimentou mais de R$ 49 milhões

Investigação mira núcleo financeiro de organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro, agiotagem e uso de aplicativo para gerenciar lucros ilícitos

8 out 2025 - 11h47
(atualizado às 11h50)
Compartilhar
Exibir comentários

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS) realizou nesta quarta-feira (8) a segunda fase da Operação El Patron, com ações em Pelotas, Charqueadas e Porto Alegre. Foram cumpridos 6 mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, focando no núcleo financeiro da organização criminosa que atuava com lavagem de dinheiro, agiotagem e rifas, utilizando até um aplicativo para gerir os lucros ilícitos.

A investigação aponta que o grupo movimentou mais de R$ 49 milhões entre maio de 2022 e agosto de 2024, por meio de laranjas e empresas de fachada. Foram investigadas 13 pessoas, com apreensão de documentos, celulares, veículos e dinheiro, além de ordens judiciais em residências, salas comerciais e presídios.

O promotor Rogério Meirelles Caldas, coordenador do 10º Núcleo Regional do GAECO - Sul, destacou que a segunda fase da operação foi essencial para identificar os principais operadores do esquema. A ação contou com apoio da Brigada Militar e da Polícia Penal, e a primeira fase da operação surgiu a partir de análises da Operação Caixa Forte II, voltada ao tráfico de drogas.

O esquema criminoso incluía empréstimos ilegais com juros de até 280% e métodos de cobrança típicos de facções, além de simulação de empresas de crédito formalizadas por meio do aplicativo mexicano utilizado pelo grupo.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade