PUBLICIDADE

Febre maculosa volta a assustar a Grande Belo Horizonte

Homem de 42 anos morreu e acendeu alerta das autoridades sanitárias de Minas Gerais.

30 out 2017 - 10h53
Compartilhar
Exibir comentários
Carrapato estrela é o hospedeiro da doença
Carrapato estrela é o hospedeiro da doença
Foto: UFMG/Divulgação

A Região Metropolitana de Belo Horizonte voltou a registrar um caso de morte causada por febre maculosa. A vítima é Adriano Pereira dos Santos, de 42 anos e a confirmação foi feita pela Fundação Ezequiel Dias. Adriano era lavrador e mantinha contato constante com animais e morreu no dia 24 de outubro, 9 dias após ser internado. A febre maculosa é transmitida por uma bactéria que contamina o carrapato estrela, hospedeiro da doença.

A Secretaria de Municipal de Saúde de Contagem emitiu uma nota informando que com a morte de Adriano, havia três casos sob investigação dos órgãos sanitários da cidade. A vítima trabalhava com animais e a suspeita é de que a contaminação ocorreu enquanto ele trabalhava numa área de roça. Um dos pacientes ainda está internado e apresenta quadro de saúde estável e o outro teve o resultado negativo para febre maculosa.

Adriano foi levado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Contagem onde permaneceu do dia 16 até o dia 20. Ele foi submetido a exames que deram negativo para dengue, zika e chikungunya. Em seguida ele foi levado para outro hospital apresentando um quadro de náuseas vômito, cefaleia, diarreia, mialgia e dores abdominais. Todos os sintomas da doença transmitida pelo carrapato estrela.

Equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) distribuíram panfletos explicativos sobre sintomas da doença e cuidados com animais.  Ações de combate à doença estão sendo debatidas com a Secretaria Regional de Saúde de Belo Horizonte e a SES-MG.

Morte em BH

Em setembro do ano passado um menino de 10 anos morreu depois de visitar o Parque Ecológico da Pampulha. Thales Cruz era escoteiro e participava de uma atividade de seu grupo no local que, por causa da morte, chegou a ser interditado para visitas. Na ocasião, as capivaras foram apontadas como as transmissoras da doença, uma vez que o carrapato-estrela é um parasita do animal.

Já neste ano a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte informou que está marcada para esta segunda-feira (30) o manejo prevê a esterilização dos roedores e a aplicação de um remédio que mata o carrapato estrela.

Veja também

O dramático momento em que um avião arremete por ventania na Áustria:
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade