PUBLICIDADE

Febre e manchas vermelhas: o que se sabe sobre morte de casal no interior de São Paulo

Douglas Costa e Mariana Giordano, de 42 e 36 anos, respectivamente, morreram no dia 8 de junho; causa ainda é um mistério para autoridades

12 jun 2023 - 18h46
(atualizado em 13/6/2023 às 09h18)
Compartilhar
Exibir comentários
O piloto de Jundiaí (SP), Douglas Costa, e a namorada, Mariana Giordano, morreram após terem sintomas de febre, dor e erupções vermelhas no corpo
O piloto de Jundiaí (SP), Douglas Costa, e a namorada, Mariana Giordano, morreram após terem sintomas de febre, dor e erupções vermelhas no corpo
Foto: Instagram/Douglas Costa / Estadão

A morte do casal Douglas Costa, de 42 anos, e da namorada dele, a dentista Mariana Giordano, 36, na quinta-feira, 8, colocou os serviços de vigilância sanitária de São Paulo em alerta. Os dois apresentaram febre, dor e manchas vermelhas pelo corpo.

O Instituto Adolfo Lutz confirmou Giordano morreu por febre maculosa. A causa da morte Douglas ainda não foi confirmada. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, o material coletado para diagnóstico continua sendo analisado.

Entenda o que se sabe sobre a morte do casal até agora. 

O que aconteceu com o casal?

Douglas Costa e Mariana Giordano, morreram na quinta-feira, 8. Eles apresentaram febre alta sem razão aparente, dor no corpo e manchas vermelhas.

Quando os sintomas começaram?

Mariana começou a sentir os sintomas no dia 3 de junho, um sábado. No domingo, ela chegou a procurar atendimento médico no Hospital Vitória, na cidade de São Paulo, onde morava. Ela foi medicada com adrenalina e voltou para casa.

Na segunda-feira à noite, Mariana voltou a passar mal e foi internada. No dia seguinte, o quadro piorou e ela foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A dentista morreu na quinta-feira, 8, às 16h. 

Já Douglas Costa só foi internado na quarta-feira, 7, em um hospital privado de Jundiaí, cidade onde morava. No mesmo dia, ele foi intubado e levado para a UTI, mas morreu no dia seguinte.   

O casal passou por outras cidades?

Sim. Douglas e Mariana viajaram para a zona rural de Campinas antes do dia 3 de junho e visitaram a cidade de Monte Verde (MG) entre os dias 3 e 4 deste mês.

Qual a principal suspeita?

Os sintomas apresentados pelo casal podem levar a diagnósticos como dengue, leptospirose ou febre maculosa. A Secretaria de Saúde de Camanducaia, onde fica Monte Verde, afirmou ao jornal Estado de S.Paulo que é "improvável" a ocorrência de uma eventual transmissão de febre maculosa no município mineiro. Segundo a pasta, não há casos da doença nem a presença do vetor da doença há mais de 20 anos na região.

O que é a febre maculosa?

A febre maculosa é uma doença infecciosa transmitida pela picada do carrapato-estrela, geralmente encontrados em bois e cavalos. A doença tem período de incubação de 2 a 14 dias. Os seus sintomas são febre alta, dor no corpo e manchas vermelhas, principalmente na palma das mãos e planta dos pés, além de diarréia e vômitos.

A doença tem cura, desde que seja tratada adequadamente nos primeiros dias dos sintomas. Casos graves podem levar a pessoa à morte. 

O que falta saber sobre o caso?

As amostras biológicas do casal serão analisadas por pesquisadores do Insituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Depois, os resultados devem ser enviados ao Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), do estado de São Paulo.

*Com informações do Estadão Conteúdo e Folha de S.Paulo

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade