Família com criança de colo é vítima de criminosos armados em bairro de SP onde delegado foi morto
Ao menos quatro assaltos foram registrados nos últimos dias na Chácara Santo Antônio, na zona sul. Em janeiro, delegado foi assassinado no local vítima de latrocínio. SSP diz ter reforçado policiamento
Uma família com uma criança de colo foi encurralada por criminosos armados na Chácara Santo Antônio, região de Santo Amaro, na tarde de sábado, 5. Ao avistarem o suspeito, eles se esconderam atrás de um carro estacionado, mas não adiantou.
O ladrão armado, de moto, mandou que entregassem a bolsa com pertences. No mesmo bairro, nesta segunda-feira, 7, ladrões em motos realizaram outros três roubos a pessoas que estavam na rua.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública disse que foram registrados três boletins de ocorrência na Delegacia Eletrônica relacionados aos fatos e que a Polícia Civil esta à disposição das demais vítimas para ouvi-las e formalizar os registros.
"As imagens estão sob análise e outras diligências estão em andamento para identificar e prender os envolvidos nos crimes", diz. Segundo a pasta, o policiamento foi intensificado na região.
O bairro é o mesmo onde um delegado da Polícia Civil foi assassinado na calçada por um assaltante que chegou de moto, em janeiro deste ano. Como mostrou o Estadão, criminosos de motos, disfarçados de entregadores, se juntam em gangues e aterrorizam os moradores. Ao jornal, moradores relataram casos diários de roubos em plena rua, a qualquer hora do dia.
Leia mais:
No assalto de sábado, ainda era dia claro, por volta das 16 horas, quando a família viu o ladrão chegando de moto pela rua Aleixo Silva e se escondeu, agachando atrás de um carro. O suspeito percebeu o movimento, parou a moto e anunciou o assalto.
Leia mais:
As vítimas protegeram a criança e, por cima do capô dianteiro do veículo, entregaram a bolsa exigida pelo ladrão. Havia movimento na rua, mas ninguém interveio. Um carro passou desviando da moto parada e a família aproveitou para fugir. O ladrão deixa o local sem pressa.
Nesta segunda, dois roubos foram registrados em um intervalo de poucos minutos nas proximidades do Parque Severo Gomes. Três ladrões em uma motocicleta abordaram um uma família que entrava em um carro e roubaram seus pertences, na rua Pires de Oliveira. Um dos suspeitos foi para a outro lado da rua e roubou o celular de uma mulher que caminhava pela calçada.
Minutos depois, os mesmos suspeitos de moto abordaram um motociclista, em frente a uma loja, na avenida João Carlos da Silva Borges. Eles fugiram levando a moto e pertences da vítima, que não reagiu. Transeuntes observaram o roubo, mas não intervieram.
O bairro é o mesmo onde o delegado José Belarmino de Moura Junior, de 32 anos, foi morto a tiros por um assaltante no dia 14 de janeiro deste ano. O policial estava de folga e caminhava pela rua Amaro Guerra quando foi abordado pelo criminoso. O homem desceu da moto, revistou o agente, roubou seu celular e a arma e fez três disparos que foram fatais.
Segundo a polícia, outros dois assaltantes de moto davam cobertura para o homem que atirou no delegado. O caso foi registrado como latrocínio - roubo seguido de morte. O responsável pelos tiros foi preso no final de junho, ao sair de um baile funk.
Dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP) apontam que, de janeiro a maio deste ano, o 11° Distrito Policial, que cobre a Chácara Santo Antônio, registrou aumento de 21,70% no número de furtos em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 2.496 ocorrências este ano e tinham sido 2.051 em 2024. Já os roubos caíram 18,10%, de 928 para 760 nos períodos citados.