Falta de energia cancela e atrasa voos no aeroporto de Brasília
Pane no sistema durou quase três horas; atraso gerou filas
O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek ficou sem luz por volta das 6h deste sábado, cancelando voos, provocando atrasos e gerando filas de passageiros e aviões. De acordo com o Consórcio Inframerica, que administra o local, houve falha na distribuição de energia no terminal. A falta de energia já foi resolvida.
Quatro voos foram cancelados e houve registro de pelo menos 10 atrasos. O problema foi causado por uma série de oscilações na linha de transmissão de energia que abastece o aeroporto, o que gerou uma pane no sistema, segundo informou o consórcio. A energia foi restabelecida por volta das 8h45 e o aeroporto opera visualmente desde então.
Dois voos provenientes de Goiânia (GO) e outros dois de São Paulo, todos da companhia aérea Gol, foram cancelados. Houve atraso durante a manhã em outros 10 voos - três deles continuavam atrasados às 11h.
A assessoria de imprensa do aeroporto informou em nota que o local tem sofrido picos de energia "por problemas estruturais das linhas de transmissão". "O aeroporto possui geradores, que funcionam para segurar as oscilações de energia sempre que elas acontecem nas linhas de transmissão antes dos geradores. As oscilações desta madrugada, no entanto, causaram danos nos sistemas elétricos que funcionam após o grupo gerador", diz a nota.
O comunicado também esclarece que a interrupção de energia ficou restrita ao terminal de passageiros. "Não houve qualquer problema no sistema elétrico de controle de voos, não afetando em momento algum a segurança do tráfego aéreo", informou o aeroporto.