PUBLICIDADE

Estiagem mantém em baixa o Sistema Cantareira em SP

16 jul 2014 - 13h12
(atualizado às 13h20)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Para tentar conter crise da &aacute;gua em S&atilde;o Paulo, a Sabesp retira&nbsp;&aacute;gua do chamado volume morto</p>
Para tentar conter crise da água em São Paulo, a Sabesp retira água do chamado volume morto
Foto: Alan Morici / Terra

A estiagem comum para esta época do ano e a falta de chuvas regulares no verão mantém em baixa a captação de água do Sistema Cantareira cujo nível atingiu nesta quarta, 17,8%, com uma queda de 0,2% em relação a ontem. Para garantir o abastecimento da cidade de São Paulo e de parte do interior paulista, somando 9 milhões de consumidores, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) conta só com o volume morto, a chamada reserva técnica, com previsão de durar até março de 2015.

O armazenamento disponível é apenas um terço da oferta que havia há um ano, quando o nível estava em 54,9%. O quadro é ainda mais crítico porque os recursos hídricos de outros mananciais onde a Sabesp procurou complementar a oferta, também diminuíram. O Sistema Alto Tietê que há dois dias indicava nível de 23,6% baixou para 23,4%.

A Agência Nacional de Águas e o Departamento de Água e Energia Elétrica prorrogaram, no último dia 11, o direito de uso do Sistema Cantareira pela Sabesp para 31 de outubro do próximo ano.

A crise no sistema Cantareira A crise no sistema Cantareira

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade