PUBLICIDADE

Entenda o que é a 'gangue da bike', que tem assustado moradores de São Paulo

A região do Centro de São Paulo é alvo dos homens em bicicletas que roubam pertences de pedestres e conseguir fugir rapidamente

25 abr 2022 - 17h02
(atualizado às 17h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Gangue da bicicleta assusta moradores da região central da capital paulista
Gangue da bicicleta assusta moradores da região central da capital paulista
Foto: iStock/Getty Images / Sport Life

Moradores e visitantes que passam pela região Central da cidade de São Paulo (SP) estão denunciando uma série de roubos e assaltos realizados pela chamada "gangue da bike" — um grupo de homens que, de bicicleta, conseguem roubar os pertences dos pedestres e fugir rapidamente. 

As ações dos criminosos viraram assunto após uma publicação no Twitter que data do último sábado, 23. No post, que já acumula quase 300 comentários, o usuário "bfhiago" diz que uma pessoa foi esfaqueada durante um assalto na saída da Estação República e alerta para que a região seja evitada, apontando a falta de iluminação como uma das causas de insegurança no local.

"A gangue da bicicleta continua rondando a área, não tá rolando andar ali", escreveu. 

Eram cerca de 15 rapazes, segundo a turista. "De repente, ouvimos um grito bem alto e vimos três jovens correndo atrás dos meninos de bicicleta, pois tinham roubado um celular", diz.

Isabella e os amigos decidiram entrar em uma lanchonete para comer antes de voltar ao hotel, mas perceberam que a "gangue da bike" os esperava do lado de fora. "Desceram das bicicletas e ficaram realmente encarando a gente", conta.

Os amigos esperaram uma viatura da Polícia Militar passar pelo local para correr e entrar no hotel, que ficava a poucas quadras da lanchonete. Isabella percebeu a estratégia dos rapazes de bicicleta: abordar sempre apenas uma pessoa.

"Um deles grita e você se distrai olhando. O outro passa e toma o que quer de você e todos vão embora, tudo muito rápido", conta. 

Segurança

Questionada sobre a segurança e falta de iluminação, a Prefeitura de São Paulo respondeu que a SP Regula, agência responsável pela gestão da rede municipal de Iluminação Pública (ILUME), informa que a equipe de manutenção compareceu à Praça da República, para averiguação e foram substituídos alguns cabos danificados e luminárias de led, ficando toda a Praça acesa. Uma nova ronda fará a verificação no local na noite desta segunda, 25.  

 "Diariamente a SP Regula realiza reparos necessários para a melhoria da iluminação pública, trocando lâmpadas com mau funcionamento e vistoriando a correspondente fiação, que, em alguns casos, pode ter sido furtada ou alvo de vandalismo", disse na nota. Ainda conforme a prefeitura, em situações normais, a manutenção é realizada no prazo máximo de 24 horas. No entanto, em decorrência de fatores externos como queda de árvores, furto de cabos ou fenômenos naturais, esse prazo poderá ser estendido.  

As solicitações de manutenção de iluminação pública podem ser feitas pelo telefone 0800 779 0156.  

A Polícia Militar não se manifestou sobre rondas policiais na região. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade