PUBLICIDADE

Desfile das escolas de samba do Rio pode ocorrer em julho

Segundo a Liesa, a intenção é criar uma data nacional para o Carnaval fora de época de 2021

18 nov 2020 - 03h47
(atualizado às 07h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro em 2021 poderá ocorrer em julho. A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), que organiza o evento, já desistiu de promovê-lo em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. Numa reunião realizada na última segunda-feira (16), a entidade debateu a possibilidade de realizar os desfiles entre 9 e 12 de julho. Isso depende, no entanto, de até lá surgir uma vacina contra o coronavírus e ela ser oferecida aos brasileiros.

Desfile da Portela no segundo dia de apresentações do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio
Desfile da Portela no segundo dia de apresentações do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio
Foto: Agência Brasil

Segundo a Liesa, a intenção é criar uma data nacional para os desfiles fora de época de 2021, aproveitando o dia 9 de julho, que é feriado em São Paulo por conta da celebração da Revolução Constitucionalista de 1932. A capital paulista e Salvador, dois outros polos carnavalescos nacionais, também promoveriam nesse final de semana de julho seus eventos que tradicionalmente ocorrem em fevereiro. Mas tudo depende da existência da vacina, ressalta a organizadora dos desfiles no Rio.

Como o desfile exige meses de preparação, a definição de uma data serviria como marco de organização para as escolas, que fariam o processo de escolha dos sambas-enredo por lives (eventos virtuais), já que segue não recomendado reunir milhares de pessoas em uma quadra de escola de samba, como acontecia durante o procedimento habitual de seleção. A construção de fantasias e carros alegóricos também exigiria cuidados especiais, mas não chega a causar aglomeração comparável à ocorrida durante os ensaios ou eliminatórias de samba-enredo.

O desfile da Série A, a segunda divisão das escolas de samba do Rio, por enquanto não tem data cogitada.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade