PUBLICIDADE

DAEE autoriza Sabesp a retirar mais água do Alto Tietê

14 dez 2014 - 15h10
(atualizado às 15h32)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O Sistema Alto Tietê caiu de 4,2% da capacidade para 4,1%</p>
O Sistema Alto Tietê caiu de 4,2% da capacidade para 4,1%
Foto: Miguel Schincaro / Agência Perspectiva

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) obteve autorização do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para captar mais 39,46 milhões de metros cúbicos da represa Ponte Nova, uma das que compõem o sistema Alto Tietê.

De sábado para este domingo (14), o sistema Alto Tietê - formado pelas represas Ponte Nova, Jundiaí, Taiaçupeba, Biritiba-Mirim e Paraitinga - caiu de 4,2% da capacidade para 4,1%. Com a nova retirada de água, o volume útil total subirá para 10,7%. Não será necessária nenhuma obra para o bombeamento do novo volume, sendo possível a retirada através da descarga normal.

Cantareira em baixa

O volume de água armazenada no principal manancial de abastecimento da região metropolitana de São Paulo, o Sistema Cantareira, teve nova baixa neste domingo (14), atingindo 7,3% ante 7,4% registrado no sábado (13), mesmo com um acumulado nos dois últimos dias de 9 milímetros de chuva sobre as seis reservas que compõem o sistema.

Veja imagens de drone da retirada do volume morto do Cantareira:

Segundo a Sabesp, desde o começo do mês, a quantidade de chuva sobre esse sistema chegou a 39,7 milímetros. Se estivesse seguindo a média histórica (220,9 milímetros) para um mês de dezembro, esse total deveria ser de 99,7 milímetros. Desde o último mês de novembro, a água do Cantareira é retirada da segunda cota da reserva técnica que fica abaixo da captação por gravidade.

Nos demais sistemas, à exceção do Rio Claro, onde o volume caiu de 26,6% para 25,9%, houve elevação na capacidade de operação: no Guarapiranga (de 33,4% para 34,8%), no Alto Cotia (de 29,6% para 30,3%) e no Rio Grande (de 64% para 64,3%).

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), órgão municipal da capital paulista, não há previsão de chuvas significativas na região metropolitana de São Paulo para os próximos três dias.

Com informações da Agência Brasil

Está passando por problemas com a água em sua cidade? Mande relatos, fotos e vídeos para nós pelo vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra, clicando aqui, ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

A crise no sistema Cantareira A crise no sistema Cantareira

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade