Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chuvas provocam transbordamentos em pontos de São Paulo; quase 30 mil ficaram sem energia

Rajadas de vento ultrapassaram os 60 quilômetros por hora em pontos da capital

25 jan 2026 - 18h11
(atualizado às 22h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de São Paulo chegou a decretar estado de alerta para transbordamento em decorrência das fortes chuvas que atingiram a cidade neste domingo, 25. As áreas com maior risco de transbordamento eram os bairros do Jaçanã, Tremembé, Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Prudente.

Estados de atenção e alerta foram encerrados pela CGE às 17h10 deste domingo.

De acordo com o órgão, durante o dia houve transbordamentos confirmados no Córrego Paciência, na zona norte, e no Córrego Mooca, na zona leste. Além disso, o CGE colocou a zona leste, a zona norte e a Marginal Tietê em estado de atenção para alagamentos.

Após chuvas, CGE colocou a zona leste, a zona norte e a Marginal Tietê em estado de atenção para alagamentos
Após chuvas, CGE colocou a zona leste, a zona norte e a Marginal Tietê em estado de atenção para alagamentos
Foto: Tiago Queiroz/Estadão / Estadão

Segundo o radar meteorológico da Prefeitura de São Paulo, os pontos mais intensos se concentraram nos municípios de Mairiporã, Guarulhos e Arujá.

Rajadas de vento

O CGE também registrou fortes rajadas de vento em São Paulo durante as chuvas. No Aeroporto de Guarulhos, os ventos chegaram a 63,2 km/h, em Santana-Carandiru, os ventos foram até 52,8 Km/h e em M'Boi Mirim, as rajadas atingiram 50,9 Km/h.

Segundo o Corpo de Bombeiros da PMESP (Polícia Militar do Estado de São Paulo), das 15h às 16h46, houve 10 chamadas para queda de árvores, uma para desabamentos e 10 para enchentes.

Cerca de 30 mil casas ficaram sem energia elétrica

Mais de 29 mil casas ficaram sem energia elétrica após as fortes chuvas que atingiram parte da cidade.

Em nota, a Enel Distribuição São Paulo afirma que segue mobilizada com seu plano de contingência para o verão. "Após as chuvas que atingiram a área de concessão na tarde deste domingo (25), por volta das 17h, a distribuidora atua para atender cerca de 29 mil clientes impactados, o que representa menos de 0,3% por centro da base da distribuidora".

Ao fim da noite, o número de casas sem energia elétrica na capital paulista caiu para 17 mil.

Sol com chuvas na segunda-feira

Na segunda-feira, 26, a expectativa é de um dia de sol entre nuvens e temperaturas mais altas. Segundo o CGE, entre o final da tarde e o início da noite, a nebulosidade aumenta e abre caminho para pancadas de chuva. A mínima deve ser de 19°C e máximas que podem chegar aos 28°C, enquanto os índices mínimos de umidade atingem valores próximos aos 45%.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade