PUBLICIDADE

Casa desaba em Mauá devido às fortes chuvas, dizem bombeiros

Centro de Gerenciamento de Emergências alerta para risco de alagamentos em São Paulo

16 fev 2019 - 21h10
(atualizado às 21h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O Corpo de Bombeiros informou que uma casa desabou em Mauá, na Grande São Paulo, na avenida Cidade de Mauá, 1813. As primeiras informações são de que duas pessoas estariam soterradas. A Defesa Civil já foi acionada. Onze viaturas e 21 homens do Corpo de Bombeiros já estão no local. Os bombeiros acreditam que o desabamento seja consequência das fortes chuvas.

A cidade de São Paulo e parte da Grande São Paulo vem sendo atingida por fortes pancadas de chuva desde o início da tarde deste sábado, 16. A cidade de São Paulo toda está em estado de atenção para alagamentos. A informação é do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), que adicionou as zonas norte, centro, leste e sudeste na lista de regiões que podem sofrer transbordamento de rios e deslizamentos de terra. A Marginal Tietê também está em estado de atenção.

Casa que desabou se localiza no bairro Jardim Zaíra, em Mauá
Casa que desabou se localiza no bairro Jardim Zaíra, em Mauá
Foto: Google Street View/Reprodução / Estadão

Os bairros do Ipiranga, na zona sul, Aricanduva, Vila Formosa e Itaquera, na zona leste, estão em estado de alerta.

A subprefeitura de Aricanduva entrou em estado de alerta porque o Córrego Aricanduva está em "iminência de transbordamento", informou o CGE.

Já no Ipiranga, existem iminência de transbordamento no Córrego Ipiranga na altura da Praça Leonor Kaupa; no Córrego Moinho Velho na altura da Rua Dois de Julho; no Ribeirão dos Meninos na altura do número 594 da Avenida Marginal; e no Rio Tamanduateí na altura do número 600 da Avenida Doutor Francisco Mesquita.

A Subprefeitura de Itaquera informa sobre a minência de transbordamento do Rio Verde na altura da Rua Cunha Porã.

De acordo com o CGE, instabilidades ganharam força durante a tarde e deverão provocar pancadas isoladas de chuva nas próximas horas. Precipitações moderadas já foram registradas em alguns pontos da cidade. As zonas sul, oeste e a Marginal Pinheiros já estavam em estado de atenção.

Segundo o Corpo de Bombeiros, 197 ocorrências foram registradas na região metropolitana entre as 0h e as 18h deste sábado, sendo 100 acionamentos por queda de árvores, 41 por desabamentos e 56 por enchentes.

A previsão é de que o tempo melhore gradativamente nos próximos dias. O sol deve aparecer no domingo e os termômetros terão variações de 17°C a 25°C.

Tempo. As fortes chuvas tiveram início na noite de sexta-feira e fizeram com que o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura decretasse estado de atenção para alagamentos às 7h48 deste sábado, 16, em todas as regiões da cidade, além das marginais Tietê e Pinheiros. O alerta foi mantido até as 9h, após a passagem do período de maior instabilidade, e retomado na tarde deste sábado.

Na região central, a queda de uma árvore interditou temporariamente o cruzamento entre a Alameda Santos e a Av. Brigadeiro Luís Antônio. A via já foi desobstruída. Por conta de um raio, a Linha 10-Turquesa da CPTM opera com velocidade reduzida na manhã deste sábado. Mais cedo, a Linha 15-Prata passou pelo mesmo problema, mas a situação já foi normalizada.

O aeroporto de Congonhas também foi afetado pelas chuvas. Durante alguns minutos desta manhã, a pista principal teve de fechar para pousos e decolagens. Até as 11h deste sábado, alguns voos seguiam atrasados.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade