Cadela paraplégica é resgatada pela polícia durante enchentes em MG
Cachorra estava debaixo de um veículo, coberta de lama e impossibilitada de se locomover
A Polícia Civil de Minas Gerais (PC MG) resgatou na quarta-feira, 25, uma cadela paraplégica que estava debaixo de um veículo, coberta de lama e impossibilitada de se locomover, durante as enchentes em Ubá, cidade mineira. O município foi atingido por fortes chuvas nesta semana.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O animal foi localizado por policiais civis da Delegacia Regional em Ubá. Após o salvamento, a cachorra foi encaminhada para uma clínica veterinária da cidade que, em parceria com a Delegacia, está disponibilizando atendimento gratuito a animais resgatados e afetados pelas chuvas.
Na clínica, a cadela recebeu vários cuidados, como higienização e avaliação clínica completa. Segundo a PC MG, a cadela já foi adotada e recebeu o nome de Valente.
O número de mortos pelas fortes chuvas que atingiram a região da Zona da Mata Mineira chegou a 48, enquanto as equipes de resgate ainda buscavam pessoas desaparecidas, informou o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais na quarta-feira. De acordo com a corporação, 42 pessoas morreram em Juiz de Fora e seis em Ubá.
As chuvas foram classificadas por autoridades locais como "históricas" e, nas palavras delas, "devastaram" e "arrasaram" a região, afetando também fortemente a cidade de Matias Barbosa, embora sem registrar vítimas neste município.
A previsão é de mais chuvas na região nas próximas horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta de "grande perigo" devido ao acumulado de chuvas para uma região que inclui a Zona da Mata Mineira com validade até as 23h59 de 27 de fevereiro.
Ainda de acordo com os Bombeiros, o temporal deixou 3 mil desabrigados em Juiz de Fora e 400 desalojados. Já em Ubá, há 26 desabrigados e 178 desalojados. As autoridades consideram desabrigados aqueles que tiveram que deixar suas casas e não têm para onde ir, dependendo geralmente de abrigos públicos, enquanto os desalojados são aqueles que também tiveram de deixar suas casas por causa do desastre, mas têm para onde ir, como outro imóvel ou casa de parentes, por exemplo. *(Com informações da Reuters)