Bolsa Família: veja como consultar benefício pelo aplicativo no celular
O Bolsa Família, principal programa de transferência de renda do Governo Federal, passou por novas atualizações em 2025 e agora oferece um processo ainda mais ágil para consulta.
O Bolsa Família, principal programa de transferência de renda do Governo Federal, passou por novas atualizações em 2025 e agora oferece um processo ainda mais ágil para consulta e acompanhamento dos pagamentos. A ferramenta principal é o aplicativo oficial do Bolsa Família, disponível gratuitamente para celulares Android e iOS.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a digitalização do serviço garante mais rapidez e segurança para os beneficiários.
Como consultar o benefício
Para acessar as informações, é necessário baixar o aplicativo oficial nas lojas digitais (Google Play Store e Apple App Store). Com ele instalado no celular, o passo a passo é o seguinte:
- Abrir o aplicativo e realizar o cadastro (para quem acessa pela primeira vez), usando o número do CPF e a senha cadastrada geralmente a mesma utilizada no app da Caixa Econômica Federal;
- Após o login, o usuário será direcionado ao painel principal, onde estarão disponíveis os dados sobre o programa.
- Para conferir valores e datas de pagamento, basta clicar na opção "Consultar Benefícios";
- Além disso, o aplicativo centraliza outras atualizações sobre o programa e mantém informações em tempo real.
Vantagens
O governo destaca que o uso do aplicativo garante:
- Acesso rápido: dados atualizados em tempo real sobre saldo e calendário de pagamentos;
- Segurança: autenticação por CPF e senha protege informações pessoais e financeiras;
- Centralização: todas as novidades e comunicados oficiais sobre o programa ficam reunidos em um só lugar.
Avanço na assistência social
A digitalização do Bolsa Família é apontada como um avanço na política de assistência social. Segundo especialistas, a medida contribui para tornar o acesso ao benefício mais transparente e eficiente, ampliando o alcance do programa entre famílias em situação de vulnerabilidade em todo o país.