PUBLICIDADE

"Balada protegida": Curitiba faz teste de bafômetro em bares

Segundo secretário, “ação educativa”, que começou em frente à casa do prefeito Rafael Greca (PMN), tem como objetivo proteger os cidadãos

20 jan 2017 - 18h55
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Levy Ferreira/SMCS

A Prefeitura de Curitiba iniciou na noite dessa quinta-feira (19) seu programa “Balada Protegida”, direcionado a frequentadores de bares e comerciantes da cidade. O trabalho começou às 20h e se estendeu até por volta das 2h da sexta-feira, na região da avenida Vicente Machado, no bairro Batel, de classe média e alta, onde curiosamente mora o prefeito Rafael Greca (PMN). Pedestres que costumam se aglomerar em frente aos estabelecimentos eram convidados a fazer um teste do bafômetro, mostrando que estavam "limpos".

Segundo o secretário da Defesa Social e do Trânsito, Algacir Mikalovski, o objetivo é "proteger os cidadãos". Ele garantiu que a ação foi lúdica, educativa e completamente espontânea. Dependendo do resultado, os voluntários ganhavam uma pulseira na cor verde (quando estavam dentro do nível alcoólico "seguro") ou vermelha (acima do nível "seguro"). Em seguida, eram orientados sobre os riscos de dirigir sob o efeito de álcool, os valores de multa e outras penalidades previstas na legislação.

"Foi um sucesso. As pessoas pediam para fazer o teste. Teve fila; gostaram e tiraram muitas fotografias", afirmou Mikalovski. Dos 26 participantes, 14 eram mulheres com idade média de 24 anos e 12 eram homens com idade média de 31 anos. Como resultado, 12% das mulheres e 33% dos homens receberam a pulseira verde. Também foram distribuídos 1.200 folderes sobre os riscos de dirigir embriagado. A faixa direita da rua foi isolada com cones.

Foto: Levy Ferreira/SMCS

O Departamento de Política Sobre Drogas, da Defesa Social, prestou orientações sobre "problemas causados pelo uso de drogas". Duas viaturas da Guarda Municipal estiveram na região. Ao todo, a operação contou com a participação de 50 agentes da Guarda Municipal e das Secretarias de Trânsito, da Defesa Social, do Urbanismo e do Meio Ambiente. Além dos bafômetros, ocorreram medidas de combate ao comércio ambulante, abordagens à população em situação de rua, limpeza pública e o recolhimento de uma placa irregular de estacionamento.

Repressão

Ainda de acordo com o secretário, a avenida Vicente Machado foi escolhida como foco devido às denúncias recebidas pelo canal 156, da prefeitura, não havendo qualquer ligação com o fato de Greca residir por ali. "Queremos garantir que os usuários possam usufruir de seus direitos, sem serem perturbados por traficantes de droga e demais meliantes (…) Infelizmente espalham boatos porque pessoas que cometem delitos não querem ser fiscalizadas", opinou.

Foto: Levy Ferreira/SMCS

Na semana passada, durante a chamada Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifus), de cunho repressivo, o prefeito chegou a fotografar a movimentação de seu apartamento. Diferentemente do trabalho de ontem, a Aifu, que já era realizada pelo poder público em administrações anteriores, tem o comando da Polícia Militar (PM), ligada ao governo do Estado, e segue uma programação anual. A ideia é checar as documentações dos estabelecimentos comerciais, as condições sanitárias, o licenciamento ambiental para sonorização, o certificado do Corpo de Bombeiros e alvarás.

Mikalovski disse que a intenção é intensificar o “Balada Protegida” cada vez mais, com ao menos uma atividade similar por semana, sem contar as Aifus. “O povo pode ter a certeza que estamos apenas começando. Essas foram as primeiras medidas, para balizar procedimentos. Haverá outras, inovadoras, visando a dar maior efetividade”, completou. Criado pelo próprio Greca, o programa atende sugestões da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Nas redes sociais do prefeito, os comentários se dividem entre críticos e incentivadores. “Seria uma estratégia para a população ir se acostumando a abordagens arbitrárias?”, questionou uma usuária. “Continue firme na gestão”, escreveu outro.

Foto: Levy Ferreira/SMCS
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade