Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cidades

Publicidade

Arquidiocese de Ribeirão Preto nomeia padre exorcista por 'necessidades espirituais dos fiéis'

Arcebispo metropolitano escolheu o padre Kleber Tostes Pedro

21 jul 2026 - 17h49
Compartilhar
Exibir comentários
O padre Kleber Tostes Pedro foi nomeado exorcista
O padre Kleber Tostes Pedro foi nomeado exorcista
Foto: Reprodução/Redes sociais

A Arquidiocese Metropolitana de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, passou a contar oficialmente com um sacerdote responsável por exorcismos. O padre Kleber Tostes Pedro foi nomeado pelo arcebispo metropolitano, dom Moacir Silva, para exercer a função na região.

A decisão foi formalizada por meio de um decreto assinado em 26 de junho de 2026. Segundo o documento, a nomeação ocorreu "considerando as necessidades espirituais dos fiéis desta Arquidiocese e havendo necessidade de um sacerdote devidamente preparado para o ministério de libertação e cura".

A Arquidiocese de Ribeirão Preto reúne paróquias em 20 municípios do interior paulista e, até então, não contava com um sacerdote oficialmente designado para realizar o chamado Exorcismo Maior, rito reservado pela Igreja Católica a padres autorizados pelo bispo da diocese.

Com a nomeação, o padre Kleber passa a ter a faculdade "peculiar e expressa para celebrar o rito do Exorcismo Maior em favor dos fiéis que necessitarem, sempre em estrita observândia ao Ritual de Exorcismo aprovado pela Santa Sé e sob a orientação espiritual do Arcebispo Metropolitano".

No decreto, dom Moacir Silva  recomenda que o ministério seja desempenhado com "extrema prudência, caridade pastoral e discernimento", em conformidade com as orientações da Igreja sobre a prática do exorcismo. O documento tem validade por tempo indeterminado, permanecendo em vigor até que haja nova determinação da autoridade eclesiástica.

Atualmente com 49 anos, o padre Kleber Tostes Pedro foi ordenado sacerdote em 2003 e é responsável pelas paróquias Jesus Misericordioso e Santa Edwiges.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra