Alemanha autoriza soltura de brasileiras que tiveram malas trocadas
Elas desembarcaram na Alemanha e tiveram as bagagens trocadas por malas cheias de drogas.
Nesta terça-feira (11) o Ministério Público da Alemanha autorizou a liberação das brasileiras Jeanne Paollini e Kátyna Baía, que estão presas desde o dia 5 de março no país. Elas desembarcaram na Alemanha e tiveram as bagagens comprovadamente trocadas por malas cheias de drogas.
O consulado do Brasil em Frankfurt confirmou a informação da soltura das duas e informou que um representante do governo brasileiro já está no local da prisão, assim como advogados. As famílias das jovens está a caminho. Na Alemanha, diferente do que ocorre com o sistema jurídico brasileiro, o Ministério Público pode autorizar este tipo de liberação sem a necessidade de passar por um juiz.
"Não precisa de chancela do juiz. Elas serão soltas hoje. Na Alemanha funciona assim. A legislação permite que quando o Ministério Público arquiva o processo, que peça então que sejam liberadas", explicou Chayane Kuss de Souza, advogada de defesa das brasileiras.
A Polícia Federal em Goiás começou a investigar o caso e recorrentes acontecimentos semelhantes após a prisão das duas. As imagens das câmeras de seguranças do Aeroporto mostram funcionários trocando as bagagens. A PF já prendeu diversos integrantes da quadrilha envolvida na adulteração das malas.