Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alagoana de 116 anos pode ser a nova recordista como a mulher mais velha do mundo

Apesar da idade avançada, Dona Joana vive com saúde estável, é acompanhada por uma equipe do programa "Melhor em Casa" da prefeitura, e se prepara com entusiasmo para o aniversário de 117 anos

22 set 2025 - 16h13
Compartilhar
Exibir comentários

Joana do Espírito Santo, uma alagoana de 116 anos que vive em Rio Largo, na Grande Maceió, pode ser a próxima mulher a conquistar o título de pessoa mais velha do mundo. Nascida em 2 de fevereiro de 1909, segundo documentos como seu RG e o registro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Dona Joana tem a mesma idade — e é alguns meses mais velha — que a atual recordista mundial, a britânica Ethel Caterham, reconhecida pela entidade internacional LongeviQuest e pelo Guinness Book.

Alagoana de 116 anos pode ser mulher mais velha do mundo
Alagoana de 116 anos pode ser mulher mais velha do mundo
Foto: G1/TV Gazeta / Portal de Prefeitura

Natural da cidade de Capela (AL), Joana reside hoje com a filha, Maria de Lourdes, que cuida da rotina da matriarca. A idosa perdeu a certidão de nascimento original durante a enchente de 2010, que destruiu o cartório da cidade onde foi registrada. Mesmo sem o documento, a família segue em busca do reconhecimento internacional. "Ela é nossa rainha. Queremos que o mundo saiba da força e da história dela", diz a filha.

Apesar da idade avançada, Dona Joana vive com saúde estável, é acompanhada por uma equipe do programa "Melhor em Casa" da prefeitura, e se prepara com entusiasmo para o aniversário de 117 anos. Canta à noite, dorme até tarde e adora relembrar momentos marcantes da vida, como o casamento que durou três dias e até encontros com figuras históricas como Luiz Gonzaga e Lampião.

"Ele [Lampião] só andava todo enfeitado. O chapéu brilhava. Eu me escondi debaixo da cama, mas ele sentiu o cheiro da comida e foi direto para a panela", conta, entre risos.

Com cerca de 50 netos e bisnetos, Joana é símbolo da longevidade crescente entre os brasileiros e um exemplo de vitalidade e memória viva de um século inteiro de história.

Portal de Prefeitura
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade