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Aeroporto de Congonhas terá nova sala de embarque remoto duas vezes maior do que a atual

Espaço foi ampliado para acomodar passageiros que são levados de ônibus até as aeronaves; área será desativada quando reformulação do terminal for concluída

1 ago 2025 - 03h10
(atualizado às 08h29)
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Resumo
A partir de 6 de agosto, o Aeroporto de Congonhas terá uma nova sala de embarque remoto provisória, maior que a atual, como parte das obras de reformulação do terminal previstas até 2028.
Saguão do aeroporto de Congonhas: nova sala de embarque remoto será inaugurada no próximo dia 6.
Saguão do aeroporto de Congonhas: nova sala de embarque remoto será inaugurada no próximo dia 6.
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

Na próxima quarta-feira, 6, o Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, vai ganhar uma nova sala de embarque remoto - o espaço no andar térreo de onde os passageiros são conduzidos de ônibus até o avião onde vão viajar.

A sala original tem 1.400 m2 e passará a 3.300 m2. O número de portões será o mesmo, dez, mas o espaçamento entre eles vai aumentar. As opções de alimentação também vão ser ampliadas.

É a primeira obra da grande reformulação prevista para acontecer no aeroporto a ser entregue pela concessionária Aena, que administra o local desde outubro de 2023 e se comprometeu a investir 2,4 bilhões até junho de 2028 para reformular o aeroporto.

A concessão vai até 2053. Com as obras, o aeroporto poderá receber aviões maiores. Em função disso, a empresa pretende aumentar para 29 milhões o número de passageiros que embarcam ou desembarcam no local por ano - em 2024 foram 23,1 milhões. Atualmente, Congonhas pode realizar até 44 operações de pousos e decolagens por hora.

Apesar de renovada, a sala de embarque remoto será provisória. Ela vai ser desativada quando a reestruturação do aeroporto acabar - a sala de embarque remoto definitiva será instalada no hangar tombado que pertenceu à Varig, atualmente usado pela empresa aérea Gol, e que fica ao lado da futura área de embarque por meio de pontes (fingers) de acesso direto aos aviões.

A atual área de check-in também será desativada, e ainda não está definido o que será construído nesse espaço. O embarque será feito por onde hoje é a estrutura da Gol, que será transferida. O desembarque ficará próximo às escadarias espirais de acesso ao mezanino.

Estadão
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