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Acqua Vias SP vence leilão das travessias de balsa de Ilhabela, Guarujá e Ilha Comprida

Cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos passam por ano pelas balsas concedidas

13 nov 2025 - 17h49
(atualizado às 19h01)
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O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), leiloou nesta quinta-feira, 13, a concessão de 14 travessias hídricas, incluindo os trechos de São Sebastião-Ilhabela, Santos-Guarujá, Bertioga-Guarujá e Cananéia-Ilha Comprida (leia a lista completa abaixo).

A empresa vencedora do contrato de parceria público-privada foi a Acqua Vias SP Internacional Marítima. O governo havia recebido propostas de outras quatro companhias. A Acqua Vias ofereceu o menor valor para a prestação do serviço, com desconto de 12,6% em relação ao proposto pelo Estado. Segundo a administração, isso representa mais de R$ 1, bilhão de economia ao longo dos 20 anos de contrato.

Cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos passam por ano pelas balsas concedidas, de acordo com o governo. A concessão mantém a base tarifária atual, garantindo gratuidade e benefícios já existentes.

Travessia entre São Sebastião e Ilhabela será uma das concedidas.
Travessia entre São Sebastião e Ilhabela será uma das concedidas.
Foto: Evelson de Freitas/Estadão / Estadão

"Em 2023, quando assumimos o governo, percebemos o desafio que teríamos em relação às travessias. Tinha uma precariedade que precisávamos melhorar", afirmou a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende. "Eu peguei os pontos mais sensíveis de Ilhabela, que é saneamento e balsa."

O contrato prevê investimentos de R$ 2,5 bilhões, para a renovação completa da infraestrutura e da frota. A previsão é entregar 45 novas embarcações elétricas, híbridas e de baixo consumo. "Serão 41 balsas elétricas, 18 mil toneladas de gás carbônico a menos por ano", disse a secretária.

Tarcísio também destacou o impacto ambiental. "Esse era um dos projetos mais desafiadores, porque as balsas eram algo novo, um passo ousado: vamos investir pesado na sustentabilidade e ter balsas elétricas. É uma frota nova, silenciosa e sustentável", afirmou o governador. Ele ainda destacou que, com as novas embarcações, o tempo de viagem vai diminuir.

O secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, afirmou que, com as novas balsas, a travessia São Sebastião-Ilhabela irá dobrar a capacidade de público e, com a diminuição do tempo de viagem, triplicar a quantidade de passageiros transportados em horário de pico. Já na balsa Santos-Guarujá, a capacidade da embarcação não irá aumentar, por já ter atingido o tamanho máximo, mas a frequência de viagens será ampliada. Com isso, diz ele, haverá alta de 50% no público transportado em horário de pico.

Benina também destaca que haverá redução dos gastos operacionais com a troca das embarcações a diesel pelas elétricas. "Hoje, cerca de 70% a 80% dos gastos operacionais é com diesel."

As melhorias incluem também construir ambientes climatizados, banheiros acessíveis e áreas de alimentação e atendimento ao público.

Quais travessias foram concedidas?

Fila de carros para utilizar a balsa que conecta Ilhabela a São Sebastião.
Fila de carros para utilizar a balsa que conecta Ilhabela a São Sebastião.
Foto: Evelson de Freitas/Estadão / Estadão

Os trechos concedidos foram:

  • São Sebastião-Ilhabela (litoral norte);
  • Santos-Guarujá (Baixada Santista);
  • Bertioga-Guarujá (Baixada Santista);
  • Cananéia-Ilha Comprida (Baixada Santista);
  • Santos-Vicente de Carvalho (Baixada Santista);
  • Cananéia-Continente (litoral sul);
  • Cananéia-Ilha Comprida (litoral sul);
  • Cananéia-Ariri (litoral sul);
  • Iguape-Juréia (litoral sul);
  • Bororé-Grajaú (Região Metropolitana de São Paulo);
  • Taquecetuba-Bororé (Região Metropolitana de São Paulo);
  • João Basso-Riacho Grande (Região Metropolitana de São Paulo);
  • Porto Paraitinga (Vale do Ribeira);
  • Porto Varginha (Vale do Ribeira);
  • Porto Natividade da Serra (Vale do Ribeira).
Estadão
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