Acqua Vias SP vence leilão das travessias de balsa de Ilhabela, Guarujá e Ilha Comprida
Cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos passam por ano pelas balsas concedidas
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), leiloou nesta quinta-feira, 13, a concessão de 14 travessias hídricas, incluindo os trechos de São Sebastião-Ilhabela, Santos-Guarujá, Bertioga-Guarujá e Cananéia-Ilha Comprida (leia a lista completa abaixo).
A empresa vencedora do contrato de parceria público-privada foi a Acqua Vias SP Internacional Marítima. O governo havia recebido propostas de outras quatro companhias. A Acqua Vias ofereceu o menor valor para a prestação do serviço, com desconto de 12,6% em relação ao proposto pelo Estado. Segundo a administração, isso representa mais de R$ 1, bilhão de economia ao longo dos 20 anos de contrato.
Cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos passam por ano pelas balsas concedidas, de acordo com o governo. A concessão mantém a base tarifária atual, garantindo gratuidade e benefícios já existentes.
"Em 2023, quando assumimos o governo, percebemos o desafio que teríamos em relação às travessias. Tinha uma precariedade que precisávamos melhorar", afirmou a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende. "Eu peguei os pontos mais sensíveis de Ilhabela, que é saneamento e balsa."
O contrato prevê investimentos de R$ 2,5 bilhões, para a renovação completa da infraestrutura e da frota. A previsão é entregar 45 novas embarcações elétricas, híbridas e de baixo consumo. "Serão 41 balsas elétricas, 18 mil toneladas de gás carbônico a menos por ano", disse a secretária.
Tarcísio também destacou o impacto ambiental. "Esse era um dos projetos mais desafiadores, porque as balsas eram algo novo, um passo ousado: vamos investir pesado na sustentabilidade e ter balsas elétricas. É uma frota nova, silenciosa e sustentável", afirmou o governador. Ele ainda destacou que, com as novas embarcações, o tempo de viagem vai diminuir.
O secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, afirmou que, com as novas balsas, a travessia São Sebastião-Ilhabela irá dobrar a capacidade de público e, com a diminuição do tempo de viagem, triplicar a quantidade de passageiros transportados em horário de pico. Já na balsa Santos-Guarujá, a capacidade da embarcação não irá aumentar, por já ter atingido o tamanho máximo, mas a frequência de viagens será ampliada. Com isso, diz ele, haverá alta de 50% no público transportado em horário de pico.
Benina também destaca que haverá redução dos gastos operacionais com a troca das embarcações a diesel pelas elétricas. "Hoje, cerca de 70% a 80% dos gastos operacionais é com diesel."
As melhorias incluem também construir ambientes climatizados, banheiros acessíveis e áreas de alimentação e atendimento ao público.
Quais travessias foram concedidas?
Os trechos concedidos foram:
- São Sebastião-Ilhabela (litoral norte);
- Santos-Guarujá (Baixada Santista);
- Bertioga-Guarujá (Baixada Santista);
- Cananéia-Ilha Comprida (Baixada Santista);
- Santos-Vicente de Carvalho (Baixada Santista);
- Cananéia-Continente (litoral sul);
- Cananéia-Ilha Comprida (litoral sul);
- Cananéia-Ariri (litoral sul);
- Iguape-Juréia (litoral sul);
- Bororé-Grajaú (Região Metropolitana de São Paulo);
- Taquecetuba-Bororé (Região Metropolitana de São Paulo);
- João Basso-Riacho Grande (Região Metropolitana de São Paulo);
- Porto Paraitinga (Vale do Ribeira);
- Porto Varginha (Vale do Ribeira);
- Porto Natividade da Serra (Vale do Ribeira).