PUBLICIDADE

Campanha contra paralisia infantil atinge 66% do público-alvo

15 ago 2011 - 18h23
Compartilhar

Mais de 9,3 milhões de crianças menores de 5 anos tomaram a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil, o equivalente a 66% do público-alvo. Os dados são do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.

A segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite começou no sábado. Pará e Acre são os Estados com o menor percentual de cobertura vacinal até o momento, 35% e 44% respectivamente. Pernambuco e o Rio Grande do Sul apresentam os maiores índices de vacinação, acima de 80%.

Brasil sem pólio

A meta do governo federal é imunizar pelo menos de 14,1 milhões de crianças, o que corresponde a 95% da população com menos de 5 anos. Desde 1989, não são registrados casos de poliomielite em território nacional. Contribuiu para o fato, de acordo com o ministério, a estratégia adotada pelo Brasil de realizar campanhas nacionais anuais, divididas em duas etapas, com intervalo de dois meses entre as doses.

Em 1994, o País recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) a certificação internacional de erradicação da transmissão da poliomielite. A imunização previne contra os riscos de importação de casos provenientes de outros países, principalmente os que têm relações comerciais ou registram um fluxo migratório com o Brasil, a exemplo de alguns países africanos e asiáticos. Ao todo, 26 países ainda têm casos da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A criança fica completamente protegida somente depois de receber as duas doses da vacina. Quem não recebeu a primeira, no dia 18 de junho, também deve procurar um dos postos de vacinação. É recomendado que os pais levem a caderneta de vacinação.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade