PUBLICIDADE

Bolsonaro sobrevoa áreas afetadas por chuvas em SP

1 fev 2022 - 15h34
(atualizado às 16h40)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Jair Bolsonaro sobrevoou nesta terça-feira (1º) as áreas afetadas pelas chuvas nos últimos dias em São Paulo e disse que "faltou alguma visão de futuro" por parte de "quem construiu" residências nessas regiões.

Sobrevoo sobre as cidades atingidas pelas chuvas no Estado de São Paulo
Sobrevoo sobre as cidades atingidas pelas chuvas no Estado de São Paulo
Foto: Agência Brasil / Ansa - Brasil

Desde a última sexta-feira (28), as fortes chuvas provocaram um rastro de destruição em municípios de São Paulo e deixou pelo menos 24 mortos. Franco da Rocha foi a cidade mais afetada, com oito vítimas.

"Lamentamos as mortes. Sabemos que, muitas vezes, as pessoas constroem a sua residência por necessidade em um local que, 10, 20, 30 anos depois, o tempo leva a desastres", afirmou o presidente.

Bolsonaro ressaltou que "a visão [aérea das áreas atingidas] é algo que nos marca". "[Em] muitas áreas onde foram construídas residências, faltou obviamente alguma visão de futuro por parte de quem construiu. Bom como por necessidade também, as pessoas fazem nessas áreas de risco".

O líder brasileiro sobrevoou a região ao lado dos seguintes ministros: Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), João Roma (Cidadania), Luís Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência da República), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.

Logo depois, Bolsonaro se reuniu com prefeitos das cidades de Caieiras, Cajamar, Franco da Rocha, Mairiporã, Várzea Paulista e Francisco Morato, todas na região metropolitana de São Paulo, para debater possíveis medidas de assistência do governo federal.

O presidente se comprometeu a liberar verbas emergências, mas os valores não foram definidos. "No tocante ao montante [dinheiro que será destinado aos municípios], obviamente os prefeitos, alguns já tomaram providência, apresentam suas necessidades e nós aqui faremos todo o possível para atendê-los", disse.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional, todos os prefeitos vão anunciar qual é a real necessidade de cada prefeitura.

"Trabalho sendo feito conforme legislação e necessidade.Acolhimento a desabrigados, trabalharmos em conjunto com estado, município, sociedade. Estaremos aqui nos próximos 15 dias falando sobre linhas de financiamento para obras de infraestrutura e vamos discutir obras de prevenção", afirmou Marinho.

Segundo o último boletim da Defesa Civil, 24 pessoas morreram em todo o estado, sendo 10 menores de idade - oito crianças e dois adolescentes. Os temporais também deixaram bairros debaixo dïágua, centenas de famílias desabrigadas. Os bombeiros seguem na busca por 10 desaparecidos nesta terça.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade