Bolsonaro elogia Trump por aumentar tarifas contra Brasil
Ex-presidente condenou suposta 'escalada de abusos'
O ex-presidente Jair Bolsonaro elogiou a decisão do mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, de elevar para 50% as tarifas aplicadas às exportações do Brasil a partir de 1º de agosto.
"Recebi com senso de responsabilidade a notícia da carta enviada pelo presidente Donald Trump ao governo brasileiro, comunicando e justificando o aumento tarifário. Deixo claro meu respeito e admiração pelo Governo dos Estados Unidos", comentou o político de extrema direita, cujo processo por golpe de Estado foi colocado pelo republicano como um dos motivos para o tarifaço.
O aumento das taxas gerou um forte impacto no cenário político brasileiro e acirrou o embate entre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a oposição bolsonarista.
"É resultado direto do afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade, o estado de direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre", salientou Bolsonaro, que cobrou o fim de uma suposta "escalada de abusos e perseguição".
"Essa caça às bruxas - termo usado pelo próprio presidente Trump - não é apenas contra mim. É contra milhões de brasileiros que lutam por liberdade e se recusam a viver sob a sombra do autoritarismo. O Brasil caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional. O alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões", disse.