Bolsonaro é internado e será operado na manhã de quinta-feira
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi internado nesta quarta-feira e passou por exames pré-operatórios no hospital DF Star, em Brasília, onde passará na quinta-feira por uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral.
Bolsonaro, que foi condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, deixou a Superintendência da Polícia Federal, onde está preso, e deu entrada no hospital onde será operado.
"(Bolsonaro) realizou exames pré-operatórios, com avaliação cardiológica e de risco cirúrgico, sendo considerado apto para o procedimento proposto", informou o hospital por meio de nota à imprensa.
A cirurgia do ex-presidente está programada para começar às 9h de quinta-feira e tem previsão de 4 horas de duração, sob anestesia geral, acrescentou o DF Star.
"A necessidade do procedimento de bloqueio anestésico do nervo frênico será avaliada durante a internação, a depender da evolução pós-operatória e condição clínica", disse a nota.
Na terça-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes autorizou a internação de Bolsonaro nesta véspera de Natal, para cirurgia no dia seguinte.
Moraes também determinou que a Polícia Federal mantenha no mínimo dois policiais federais na porta do quarto do hospital, além de equipes que considerar necessárias dentro e fora da unidade, para garantir a segurança e a fiscalização 24 horas por dia de Bolsonaro. O ministro autorizou ainda que a esposa de Bolsonaro, Michelle, o acompanhe durante toda a internação.
Em uma decisão desta quarta-feira, Moraes permitiu que os filhos de Bolsonaro visitem o pai durante a internação.
Bolsonaro tem cumprido sua pena na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Ele enfrenta problemas de saúde desde a facada que sofreu em setembro de 2018, durante evento da campanha eleitoral daquele ano em Juiz de Fora (MG). Bolsonaro passou por uma série de cirurgias na região abdominal como consequência do atentado.
Atualmente, segundo relatório médico encaminhado por sua defesa ao STF, tem um quadro de soluços e de hérnia inguinal bilateral, a ser tratado com a cirurgia.