Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Belém é escolhida para sediar COP30 em 2025

Lula anunciou escolha pelas redes sociais

26 mai 2023 - 14h54
(atualizado às 15h06)
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de Belém, no Pará, foi a escolhida para sediar a 30ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em 2025.

Belém quer mostrar Amazônia para mundo
Belém quer mostrar Amazônia para mundo
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A notícia foi confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (26) em vídeo nas redes sociais. Também estavam ao lado do mandatário o governador do Pará, Helder Barbalho, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

"Eu estou convencido que vai ser um grande evento, e eu quero que você saiba que o governo federal estará à disposição para ajudar naquilo que for necessário, porque é um evento que vai mostrar mais uma vez a cara do Brasil para o mundo", disse Lula referindo-se a Barbalho.

O presidente ainda acrescentou que tem "certeza que o povo do Pará vai encantar o mundo que comparecer em 2025 para participar da COP".

"Eu já participei de COP no Egito, em Paris, em Copenhague e o pessoal só fala da Amazônia. E eu dizia: 'por que, então, não fazer a COP em um estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia? Verem o que são os rios da Amazônia, as florestas da Amazônia, a fauna da Amazônia?", disse ainda o presidente.

Lula havia anunciado que o Brasil queria sediar o evento da ONU durante sua participação, ainda antes de assumir o cargo, na COP27 realizada no Egito em 2022. No dia 10 de janeiro, foi apresentada a candidatura de Belém de maneira oficial.

A ideia de sediar a COP30 quer mostrar que o governo atual, diferentemente do período em que Jair Bolsonaro ficou no poder, tem os temas de sustentabilidade e mudanças climáticas como pontos centrais do mandato.

Em 2019, o país deveria ter sediado a COP25, mas por pressão de Bolsonaro e aliados, o então presidente do Brasil, Michel Temer, abriu mão de receber o evento. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade