PUBLICIDADE

Avião da Esquadrilha da Fumaça cai e explode em SC

2 abr 2010 - 18h00
(atualizado em 3/4/2010 às 16h31)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

Um avião T-27 da Esquadrilha da Fumaça caiu durante uma apresentação realizada na tarde desta sexta-feira em Lages, cidade localizada a 200 quilômetros de Florianópolis (SC). O piloto da aeronave, capitão Anderson Amaro Fernandes, morreu no local, segundo o comando do Exército Brasileiro.

SC: avião da esquadrilha da fumaça cai e mata piloto:

O avião Tucano, considerado o sétimo da Esquadrilha, caiu na região do aeroporto por volta das 17h30. O avião se espatifou na pista no momento que fazia uma manobra rasante. Ele realizou a manobra "estol de badalo", seguido de um parafuo e lancevak isolado. Na acrobacia, é feita uma descida em parafuso com o nariz para baixo, simulando uma queda. Ao se recuperar, gira sobre treis eixos de voo e encerra com um rasante. Foi no último trecho que o avião acabou se chocando ao solo.

O capitão atuava há quatro anos na Esquadrilha da Fumaça e se aposentaria ao final deste ano do chamado Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB). Natural do Ceará, o oficial era um dos mais experientes da Esquadrilha da Fumaça e tinha feito mais de 200 apresentações, com 3,7 mil horas de voo.De acordo com as informações do Aeroclube de Lages (AeroLages), pelo menos 10 mil pessoas assistiam à apresentação no momento do acidente. A aeronave, amarela e azul, caiu entre a cabeceira da pista e uma rua secundária, a menos de 200 metros da plateia.

A apresentação da Esquadrilha fazia parte das comemorações dos 68 anos do AeroLages, um dos mais tradicionais do Estado. A Aeronáutica abriu investigação para apurar as causas do acidente.

Outro caso

O mesmo local do desastre desta sexta-feira foi palco de um dos maiores acidentes aéreos já registrados em Santa Catarina. Dois aviões do Aeroclube de Lages se chocaram no ar matando onze pessoas no dia 18 de maio de 1997. Na ocasião, uma mulher que estava em solo morreu de parada cardíaca logo após presenciar a colisão.

Colaboraram com esta notícia os internautas Israel dos Santos, Dany John, Marcelo Fuck de Almeida, Luiz Gustavo Koepp, Priscila Bonatto, Pablo Boering, Zé Rabelo e Leandro Barroso, de Lages (SC), e Alexandre Landin, de Pato Branco (PR), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade