PUBLICIDADE

Atos em defesa da democracia se espalham pelo Brasil

Eventos em universidades leram 'carta aos brasileiros'

11 ago 2022 - 13h39
(atualizado às 13h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O dia 11 de agosto foi marcado por diversos atos em universidades brasileiras em defesa da democracia e do estado democrático de Direito no país. Assim como ocorreu em 1977, época da ditadura militar, a "Carta aos Brasileiros" - que já foi assinada digitalmente por mais de 920 mil pessoas - foi lida.

O maior dos eventos ocorreu na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco, que foi a autora da nova carta, e contou com a participação de juristas, advogados, membros do movimento estudantil e artistas.

O documento em si é apartidário, mas é uma resposta às constantes críticas do presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição, ao sistema eleitoral brasileiro. E veio após o mandatário convocar uma reunião com embaixadores de diversos países criticando as urnas eletrônicas e apresentando informações falsas sobre fraude eleitoral.

A carta foi lida por três professoras da USP - Eunice Aparecida de Jesus Prudente, Maria Paula Dallari Bucci e Ana Bechara - e pelo advogado Flávio Bierrenbach.

No entanto, ao fim da leitura da carta, o público que acompanhou o evento no Largo entoou "Fora Bolsonaro".

Pouco antes do evento principal, no mesmo local, foi também lida a carta em defesa da democracia feita pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O documento foi assinado por grande parte das entidades que representam o chamado "PIB brasileiro".

Além de São Paulo, a leitura da "Carta aos Brasileiros" foi realizada em outras universidades e eventos. No Rio de Janeiro, centenas de pessoas participaram do evento na Pontifícia Universidade Católica (PUC), e outros encontros menores também foram realizados. Ainda haverá a leitura na tarde desta quinta-feira na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Também foram realizados atos em cerca de 50 cidades brasileiras e no Distrito Federal. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade