PUBLICIDADE

Ajufe quer anular emenda da reforma da Previdência no STF

13 nov 2019 - 17h24
(atualizado às 17h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Plenário do Senado
01/10/2019
REUTERS/Adriano Machado
Plenário do Senado 01/10/2019 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) entrou nesta quarta-feira (13) com uma ação para anular os efeitos de pontos da emenda constitucional da reforma da Previdência, entre eles o aumento da contribuição previdenciária por meio da adoção de alíquotas progressivas.

O presidente da entidade, Fernando Mendes, disse em nota que esse é o principal ponto de questionamento da reforma, promulgada na terça-feira pelo Congresso. Para ele, a medida viola o princípio da unidade da magistratura, uma vez que juízes estaduais não serão afetados com a mudança por terem ficado fora da reforma.

"A cobrança vai criar uma divergência no regime previdenciário da magistratura, uma vez que os magistrados da União vão ter uma alíquota progressiva e os estaduais não. Além disso, com quase 30% de contribuição os servidores federais vão sofrer uma nova configuração de confisco sob o fruto do seu trabalho", afirma o presidente da Ajufe, em nota.

Na ação, que ainda não tem relator definido no STF, a entidade disse que o déficit atuarial da Previdência será custeado exclusivamente pelos "servidores públicos federais, ativos, aposentados e pensionistas", que precisam suprir tal potencial defasagem, independentemente de eventual existência de superávit no Regime Próprio de Previdência Social federal.

Os percentuais de contribuição, dizem, podem chegar a 22% no caso de servidores federais.

A reforma da Previdência é a principal medida de ajuste das contas públicas apresentada pelo governo Jair Bolsonaro até o momento.

Veja também:

Pinga Fogo - Lula pode ser candidato?:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade