PUBLICIDADE

Após 5 horas, termina cirurgia de Bolsonaro

Presidente passou por operação para corrigir hérnia

8 set 2019 - 14h01
(atualizado às 14h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Após cinco horas, terminou a cirurgia para correção de uma hérnia no presidente Jair Bolsonaro. A operação, realizada no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo (SP), estava prevista para durar três horas, mas começou às 7h35 e terminou às 12h40 deste domingo (8).

Entrada do Hospital Vila Nova Star, onde Bolsonaro passou por cirurgia
Entrada do Hospital Vila Nova Star, onde Bolsonaro passou por cirurgia
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"O procedimento foi bem sucedido, realizado pelo cirurgião chefe Dr. Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo e sua equipe. A técnica utilizada foi a hernioplastia incisional com implantação de tela. O paciente fará sua recuperação em apartamento e apresenta quadro clínico estável. Por orientação médica, estará com visitas restritas", diz um boletim lido pelo porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros.

Segundo Macedo, Bolsonaro deve começar a receber uma dieta líquida a partir desta segunda-feira (9). "É lícito imaginar que deva ter recuperação em cinco ou seis dias e possa viajar em uma semana ou 10 dias", disse o cirurgião.

O presidente tem viagem marcada para o fim de setembro, quando discursará na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York. A sessão com a fala de Bolsonaro está marcada para 24 deste mês, daqui a 16 dias.

Histórico

Essa foi a quarta cirurgia no presidente desde o ataque a faca sofrido por ele durante um ato de campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 6 de setembro do ano passado. O autor do crime, Adélio Bispo de Oliveira, foi considerado inimputável e acabou internado em um manicômio judicial por tempo indeterminado.

A hérnia incisional, espécie de protuberância no tecido, surgiu no local das três intervenções anteriores, perto da cicatriz da facada. A condição se deve à fraqueza na parede muscular do abdome, que é atravessada por um órgão da região - no caso de Bolsonaro, o intestino.

Os médicos colocaram uma tela de proteção na parede abdominal para reduzir o risco de uma nova hérnia, e o presidente também usará uma cinta protetora no pós-operatório.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade