BR-470 é totalmente interditada entre Bento Gonçalves e Veranópolis devido à chuva intensa
Bloqueio entre os km 185 e 202 ocorre por risco de deslizamentos; comboios só devem retornar após nova avaliação do DNIT
A BR-470 foi totalmente bloqueada entre Bento Gonçalves e Veranópolis, na Serra Gaúcha, a partir das 16h desta sexta-feira (7), em razão do risco de deslizamentos causados pela chuva intensa que atinge a região. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o acumulado de chuva pode ultrapassar 100 milímetros em 24 horas, agravando a instabilidade do solo.
O bloqueio total se estende do km 185, no Belvedere do Espigão, até o km 202, na comunidade de Cainelli. O DNIT informou que há trechos em obras ao longo da rodovia, especialmente próximos às margens, onde o material solto das escavações pode se deslocar com o aumento do volume de água, resultando em movimentação de terra e queda de rochas.
O tráfego por comboio — que vinha sendo realizado de forma controlada — será retomado somente após uma nova avaliação das condições da pista, prevista para este sábado (8), às 8h em Bento Gonçalves e 9h em Veranópolis.