PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Bolsonaro convida empresários alvos da PF para os atos do 7 de Setembro

Presidente classificou a operação como "covardia" e disse que dois dos envolvidos tem contato com ele

6 set 2022 - 10h24
(atualizado às 17h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Jair Bolsonaro confirma que convidou empresários alvos da PF
Jair Bolsonaro confirma que convidou empresários alvos da PF
Foto: Adriano Machado / Reuters

O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou que convidou os oito empresários investigados pela Polícia Federal (PF) por compartilharem mensagens golpistas para os atos de 7 de Setembro. De acordo com o chefe do Executivo, os empresários são "pessoas honradas". A declaração ocorreu na sabatina promovida pela Jovem Pan nesta terça-feira, 6.

"Eu convidei os oito empresários para estarem comigo amanhã, aqui no 7 de Setembro. Se não for possível, que vão no Rio de Janeiro. Convidei. São pessoas honradas. Duas têm contato comigo", disse Bolsonaro. 

Ainda durante a entrevista, o presidente criticou a operação: "Uma covardia que fizeram com os oito empresários. Uma notinha do jornal Metrópoles, com emojis ali, se bloqueia conta, se faz busca e apreensão na casa de oito empresários".

Bolsonaro se irrita com pergunta e diz que marido de jornalista vota nele:

Os empresários foram alvo de uma operação da PF, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes do Superior Tribunal Federal (STF). Eles são investigados por propagarem mensagens golpistas e antidemocráticas em um grupo de WhatsApp. Recentemente, Moraes retirou o sigilo da decisão que autorizou a ação da PF. As conversas foram divulgadas pelo site Metrópoles.

Saiba onde serão os atos de 7 de Setembro nas principais capitais

O feriado do dia 7 de Setembro promete ser marcado por diversas manifestações nas principais capitais do país. A expectativa é que haja manifestações tanto a favor como contra o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A data marca ainda os 200 anos de Independência do Brasil. 

No Rio de Janeiro, reduto eleitoral do clã Bolsonaro, está programada uma solenidade em Copacabana marcada para começar às 13h. O evento contará com uma série de apresentações como a Esquadrilha da Fumaça e a tradicional Parada Naval. Pelas redes sociais, no entanto, grupos bolsonaristas estão se organizando para estarem no local já a partir das 10h. 

Em São Paulo, os atos a favor do governo devem ficar concentrados na Avenida Paulista, por toda manhã. Já em Brasília, o esquema de segurança será reforçado na região em torno da Esplanada. O receio é com relação a possíveis confrontos nas proximidades entre apoiadores de Lula e Bolsonaro.

Apesar de não ter sido divulgada a agenda oficial do presidente, Bolsonaro afirmou durante uma live, na semana passada, que irá participar da cerimônia  em Brasília e no Rio de Janeiro. Desde o início de junho,  Bolsonaro vem convocando seus seguidores para os atos de 7 de Setembro.

Bolsonaro em debate
Bolsonaro em debate
Foto: Renato Pizzutto/Band

Feriado terá manifestações pró-Lula 

Embora militantes e simpatizantes de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também estejam planejando manifestações em apoio a candidatura petista, o ex-presidente não deve ir às ruas no feriado. A avaliação de integrantes da coordenação da campanha do petista é de que Bolsonaro e seus apoiadores devem radicalizar durante os atos. Neste cenário não valeria a pena medir forças com o atual presidente. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade