Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bento Albuquerque presta depoimento à PF sobre caso das joias sauditas

No depoimento, o ex-ministro disse que em nenhum momento, ele foi informado que as joias seriam para Jair ou Michelle Bolsonaro e sim "presentes de Estado".

14 mar 2023 - 20h48
(atualizado às 22h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Bento Albuquerque, ex-ministro de Minas e Energia do governo Bolsonaro, prestou depoimento à Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (14), por mais de uma hora, sobre o caso das joias milionárias dadas pela Arábia Saudita em outubro de 2021. Além dele, Marcos Soeiro, seu ex-assessor, também depôs, representado pelo mesmo defensor.

Bento Albuquerque
Bento Albuquerque
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil / Perfil Brasil

Segundo sua defesa, Bento afirmou que os pacotes seriam "presentes de Estado", entregues por um oficial do governo saudita quando o grupo chefiado por ele se preparava para deixar o país. Ele alegou que o conjunto não foi aberto até a chegada da comitiva ao Brasil, assim,  não tinha conhecimento sobre o conteúdo das duas caixas. 

O G1 informou que, de acordo com os advogados, um dos presentes ficou com Bento e outro com Soeiro, em malas de mão. Aquele que estava com Soeiro foi apreendido pela Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos. O outro, que estava com o ex-ministro, foi levado ao Ministério de Minas e Energia e aberto na presença de testemunhas, entre elas um diplomata. A defesa não explicou por que o segundo pacote não foi entregue à Receita depois que o primeiro foi apreendido.

O ex-ministro disse que em nenhum momento foi exposto a ele que as joias seriam para Jair Bolsonaro ou para Michelle Bolsonaro.

Como apurado pelo portal UOL, à PF, Bento tentou explicar a razão de ter afirmado aos agentes da Receita Federal, no aeroporto, que o conjunto de joias era destinado à então primeira-dama. De acordo com ele, a declaração feita aos auditores foi uma suposição, após "ser surpreendido" com o conjunto de joias.

O caso

O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro teria tentado trazer irregularmente ao Brasil joias com diamantes, avaliadas em R$ 16,5 milhões, para Michelle Bolsonaro. Um pacote foi apreendido por agentes da Receita Federal em outubro de 2021 no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. Posteriormente, foi noticiado o recebimento de um segundo pacote de joias.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade