Aumento na procura por Vale-Natal Digital otimiza logística do RH
Dados da Swile Brasil indicam que a procura pelo benefício digital dobrou no período de 2023 para 2024. Entenda os benefícios da migração para o saldo digital, o crescimento do produto e o tíquete médio de uso
O setor de Recursos Humanos tem apresentado um aumento na demanda pelo Vale-Natal em formato digital. Este movimento visa mitigar os desafios operacionais historicamente ligados à distribuição da cesta de Natal física nas empresas. A experiência tradicional de fim de ano frequentemente envolve a chegada de grandes volumes de cestas, a necessidade de refrigeração para itens perecíveis, a mobilização de equipes para receber, armazenar e distribuir os produtos em um curto período. Além disso, os colaboradores transportam caixas volumosas, o que pode gerar desconforto. Esta situação logística resulta em obstáculos operacionais e risco de perdas para o RH.
O Vale-Natal, depositado no cartão de benefícios dos funcionários, oferece aceitação ampla em diversos estabelecimentos. Essa modalidade elimina a necessidade de recebimento e estoque por parte da empresa, reduz a possibilidade de desperdício e oferece ao colaborador a liberdade de escolher onde utilizar o valor.
Nicolas Batista, diretor de estratégia e novos negócios da Swile, ressalta a superioridade operacional do vale: "O benefício digital vence na execução: elimina a logística para o RH, não exige estoque, não possui janela de entrega restrita, minimiza perdas e aumenta a adesão, pois o usuário decide onde e como gastar. Soma-se a isso a redução do impacto ambiental e maior controle, com valor digital, relatórios detalhados e aplicação de regras conforme a política interna".
A adoção desta solução digital registrou crescimento significativo no último ano. Dados da Swile Brasil indicam que a procura pelo benefício digital dobrou no período de 2023 para 2024. Desde 2022, o produto experimentou um crescimento de 56% em 2023, atingindo um aumento de 100% em 2024. Atingiu um universo de 220 mil usuários. O tíquete médio de concessão está fixado em R$ 330.
Em relação ao padrão de consumo, a maior parte do valor do vale é direcionada para supermercados, que representam 54% do uso. Em seguida, aparecem os restaurantes com 16%; o varejo soma 12%; serviços utilizam 8%; o setor automotivo representa 5%; e o pagamento de boletos e serviços de saúde contabilizam 2% cada.
"Entre as organizações que implementaram o modelo no primeiro ciclo, mais de 35% converteram para o formato de uso recorrente. As tradicionais cestas físicas ainda são mantidas em alguns setores, mas a transição para o saldo digital acelera conforme o RH passa a considerar o custo operacional da logística e busca otimizar os processos na época de maior demanda em dezembro", complementa Nicolas.
A empresa Swile possibilita a unificação de até oito benefícios em um único cartão, incluindo refeição, alimentação, combustível, despesas de home office, cultura e Vale-Natal. O cartão pode ser utilizado em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira Mastercard, na modalidade crédito.