Atenção: Descontos do IPVA 2026 podem chegar a 22,40% somente até sexta
Benefícios máximos valem para pagamento antecipado ou primeira parcela
Os contribuintes que quitarem o IPVA 2026 até o dia 30 de janeiro podem alcançar descontos expressivos, que chegam a 22,40%, somando antecipação e programas de incentivo fiscal do Estado. A data também marca o fim do prazo para adesão ao parcelamento em seis vezes sem juros.
No parcelamento iniciado em janeiro, as três primeiras parcelas recebem descontos progressivos, que podem ser acumulados com o Bom Motorista e o Bom Cidadão. Em 2026, mais de 920 mil veículos podem receber o desconto máximo por histórico sem infrações, enquanto o benefício do CPF na nota alcança 39% da frota tributável.
Após 30 de janeiro, não será mais possível parcelar o imposto. O pagamento passará a ser exclusivamente em cota única, com descontos apenas em fevereiro e março, ou sem redução em abril, no vencimento conforme o final da placa do veículo.
Para consultar valores e efetuar o pagamento, o contribuinte deve acessar o portal oficial com login gov.br. A quitação pode ser realizada via Pix ou nos bancos conveniados, sempre conferindo os dados do destinatário antes da confirmação da operação.
DetranRS.