As vantagens de cupons de desconto para sua loja virtual
Os Cupons de descontos estão se fortalecendo como uma estratégia vantajosa para o e-commerce. Segundo o Google, a busca pelo termo "cupons de desconto" por meio de seu buscador dobra de tamanho a cada ano. A expectativa é de que esse segmento alcance 70 milhões de usuários ativos em 2016, de acordo com dados da e-bit.
Mas por que oferecer cupom de desconto é vantajoso para o e-commerce?
Para começar, essa é uma boa forma de trazer usuários que nunca compraram na loja virtual e transformá-los em clientes. O desconto é um incentivo a mais para o público conhecer a sua loja e comprar o seu produto, que muitas vezes não caberia no orçamento sem o desconto.
Outro benefício é a sensação de satisfação que o desconto causa no cliente. Ele está economizando, levando mais por menos, e além de isso deixá-lo mais propenso a finalizar a compra, a satisfação da primeira compra pode fazê-lo voltar e comprar outros produtos sem o desconto.
Cupom de desconto
A viralização dos cupons de desconto é também uma grande vantagem dessa estratégia. Quando encontramos uma oferta boa na Internet, a tendência é que compartilhemos essa boa notícia com nossos amigos para que eles também aproveitem o desconto. Esse compartilhamento aumenta a exposição da oferta e pode aumentar as vendas com um esforço menor de marketing e propaganda.
O aumento do ticket médio também pode aumentar no e-commerce graças ao oferecimento de cupons de desconto. O consumidor pode resolver levar mais produtos, já que está economizando com o desconto. Além disso, a loja pode condicionar o uso do cupom a um valor mínimo de compra. Se um cupom de 20% de desconto só puder ser utilizado se o cliente fizer uma compra a partir de R$300,00, por exemplo, o consumidor tende a acrescentar mais produtos ao carrinho para poder utilizar esse desconto.
Outra vantagem dos cupons no e-commerce é poder acompanhar as métricas e medir o quanto eles foram responsáveis pelo aumento das vendas.
É importante lembrar que os cupons de desconto são aliados nas vendas e podem fidelizar clientes, mas devem ser usados com planejamento e moderação. Oferecer cupons de desconto com uma frequência muito alta pode acabar trazendo um efeito não desejado e condicionando o cliente a comprar apenas quando a loja oferece desconto.
Com planejamento, é possível ter excelentes resultados com essa estratégia.
Atingem consumidores de alta renda
Um estudo realizado recentemente nos Estados Unidos (The Coupon Comeback) mostra que famílias com renda de pelo menos 100 mil dólares por ano são quase duas vezes mais propensas a utilizar cupons que famílias com renda inferior.
Para finalizar, cabe acrescentar que uma pesquisa feita pela Harvard Business Review no ano de 2012 concluiu que de cada 100 pessoas que veem um cupom, 27 utilizam. As outras 73 que não usam acabam visitando a loja e comprando 60% mais que as outras. Assim, além do alcance imediato, anúncios com cupons geram um grande número de clientes potenciais, que guardam uma imagem positiva da marca.