Após falha no sistema em Porto Alegre clientes apontam erros na conta de água
Consumidores em Porto Alegre buscam regularização após erros em contas de água
Consumidores em Porto Alegre estão enfrentando problemas com as contas de água do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Após uma falha no sistema de leitura das contas em maio, alguns consumidores afirmam que os valores ainda estão incorretos. A falha, causada por uma troca de sistema, resultou em até 40 dias de consumo sendo registrados em algumas contas, afetando aproximadamente 14 bairros da cidade.
Um dos afetados pela falha, Eduardo Pereira Couto, residente no bairro Santa Cecília, percebeu o erro ao comparar a leitura real do hidrômetro com a leitura registrada na conta. Ao buscar uma solução junto ao Dmae, ele recebeu informações contraditórias e teve sua conta suspensa apenas após várias tentativas.
Outro caso chamativo foi o de Lilian Pereira, cuja tia recebeu uma conta de água com valor superior a R$ 48 mil, mesmo não estando em um dos bairros afetados pela falha no sistema. Após contato com o Dmae, as contas foram recalculadas, mas a família considerou o valor ainda elevado.
No posto de atendimento Centro do Dmae, diversos consumidores têm buscado soluções para problemas semelhantes. O departamento alega que a falha foi corrigida, exceto por um incidente específico, e informa que os erros estão relacionados ao contrato de leitura e emissão de contas com a empresa FIMM Brasil. O Dmae orienta os cidadãos a aguardarem a resolução das demandas e esclarece que o número 156 e a loja virtual são canais distintos para diferentes tipos de solicitações.
Para solicitar a revisão da conta, os consumidores devem verificar a leitura no hidrômetro e, em caso de discrepância, enviar um e-mail ao Dmae com os detalhes necessários. Durante o processo de análise, o fornecimento de água não será interrompido e, se a reclamação for procedente, a conta será recalculada sem encargos adicionais. O departamento espera uma decisão sobre a rescisão contratual com a empresa responsável dentro de 30 dias.