Lula e Putin comentam situação da Venezuela e importância do BRICS em conversa por telefone
Eles conversaram nesta quarta-feira, 14, conforme indicou o presidente brasileiro nas redes sociais
O presidente Lula conversou com Vladimir Putin, presidente da Federação Russa, por telefone nesta quarta-feira, 14. Segundo o brasileiro, eles manifestaram preocupação com a situação da Venezuela, alvo de ação militar dos Estados Unidos no início do mês, e reiteraram a importância de que “a América do Sul e o Caribe sigam como zonas de paz”.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Detalhes sobre o telefonema foram compartilhados pelo próprio presidente Lula em suas redes sociais. Segundo ele, durante a ligação, os dois também defenderam o papel dos países do BRICS – aliança intergovernamental composto por dez países de economias emergentes, incluindo o Brasil e a Rússia – para o fortalecimento das instituições de governança global, em especial as Nações Unidas e seu Conselho de Segurança.
O que motivou a ligação foram os preparativos para a realização da 8ª Comissão Bilateral de Alto Nível Brasil – Rússia (CAN), que irá acontecer no próximo dia 5 de fevereiro.
“Concordamos que a reunião bilateral será oportunidade para dinamizar áreas prioritárias como comércio, agricultura, defesa, energia, ciência e tecnologia, educação e cultura. O presidente Putin comprometeu-se a enviar delegação de alto nível para participar presencialmente do encontro em Brasília”, escreveu Lula.
Confira a nota na íntegra:
Conversei na manhã desta quarta (14) com o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin. Tratamos dos preparativos para a realização da 8ª Comissão Bilateral de Alto Nível Brasil – Rússia (CAN), no próximo dia 5 de fevereiro.
Concordamos que a reunião bilateral será…
— Lula (@LulaOficial) January 14, 2026
