Advogado joga capoeira durante julgamento, em Goiás; veja vídeo
Jales Java dos Santos Lacerda Caliman estava representando a si mesmo durante audiência
O advogado e capoeirista Jales Java dos Santos Lacerda Caliman ganhou notoriedade nas redes sociais depois um vídeo em que ele joga capoeira durante uma audiência viralizou.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O caso ocorreu na terça-feira, 15, em Goiânia. Ele estava representando a si mesmo em um processo por ter se recusado a usar máscara em uma Unidade de Pronto Atendimento durante a pandemia de covid-19, em 2021, no município de Ceres (GO).
Nas imagens que viralizaram, Caliman começa recitando uma poesia e depois se levanta. “A gente leva rasteiras, tem delas que vêm para matar, mas quando a rasteira não mata, aproveite para se levantar”, argumentou.
O advogado é acusado de ameaça, infração de medida sanitária, desobediência, desacato a funcionário público, inovação artificiosa e porte de drogas para uso pessoal. Na audiência, ele pediu a exclusão da ação penal e solicitou um pedido de habeas corpus.
"Eu impetrei um habeas corpus contra a ata do delegado porque o auto de prisão em flagrante foi lavrado sem a presença de um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O entendimento dele, eu peço vênias aqui para dizer que essas divergências ocorrem", declarou Caliman.
O pedido de habeas corpus, no entanto, foi negado pelo juiz da 2ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), alegando que se não se convenceu "da ocorrência simultânea dos pressupostos autorizadores dos benefícios que inspiram a concessão da medida acautelatória”.