Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Viva Zumbi': shows gratuitos marcam maior festival de cultura negra do Rio de Janeiro

Organização ressaltou que a celebração precisou ser remarcada devido a questões meteorológicas O post 'Viva Zumbi': shows gratuitos marcam maior festival de cultura negra do Rio de Janeiro apareceu primeiro em AlmaPreta.

15 dez 2023 - 08h18
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem mostra seis participantes do festival, com vestimentas religiosas, posando ao lado da estátua de Zumbi dos Palmares.
Imagem mostra seis participantes do festival, com vestimentas religiosas, posando ao lado da estátua de Zumbi dos Palmares.
Foto: Alma Preta

O maior festival da cultura negra do estado do Rio de Janeiro, o "Viva Zumbi", acontece neste domingo (17), em Niterói, no Caminho Niemeyer, a partir das 10h. A festividade celebra a ancestralidade e a cultura do povo negro por meio de expressões artísticas como capoeira, literatura, música, debates, tendas temáticas com oficinas, além da feijoada.

Em sua 15º edição, o festival tem como mote "Racismo Ambiental, Ancestralidade, Futuro e Ambiente". No espaço, temas como as políticas ambientais e os impactos dos desastres ambientais para as populações negras e periféricas serão abordados. A entrada é gratuita mediante a doação de alimentos não-perecíveis, sem contar açúcar e sal.

Em nota à imprensa, a idealizadora do evento e deputada estadual, Verônica Lima (PT), ressaltou a importância de manter o Viva Zumbi alinhado com as pautas sociais emergentes. "O racismo ambiental é o tema desta edição, e não podemos fechar nossos olhos para o que está acontecendo. Será um dia de festa, celebração e resistência!", afirmou.

O festival também vai contar com diversas atrações musicais. Entre elas, estão o cantor Xande de Pilares e o rapper BK, que serão as grandes atrações da noite. A Escola de Samba Grande Rio, a artista DJ Tamy, o grupo Awure e outros artistas locais também fazem parte da programação.

"Ser escolhido para ser atração principal de um dos maiores eventos da cultura preta do Rio é muito gratificante, é algo que me deixa muito orgulhoso. Orgulhoso da minha história, do samba, da família que tenho, dos lugares pelos que passei, do meu lugar de nascimento", afirmou, em nota, o cantor Xande de Pilares.

O evento é organizado pelo Instituto Casa da Utopia, em parceria com diversas entidades e movimentos sociais e apoio da Prefeitura de Niterói. Após anúncio de que o evento aconteceria em 20 de novembro, a organização ressaltou que a celebração precisou ser remarcada devido a questões meteorológicas. 

"O Viva Zumbi é o maior encontro preto do estado. Sinto-me em um verdadeiro quilombo. Repleto de diversidade negra, vários estilos, gostos, sabores e saberes. Um dia de celebrar nossa beleza mas também a nossa luta! Nossa emancipação não veio das mãos da branquitude, mas sim das nossas mãos negras, de Dandara, de Zumbi! Nós somos o legado de Zumbi! E no Viva a gente deixa isso muito nítido!", ressaltou a organizadora Rebecca Vieira.

O post 'Viva Zumbi': shows gratuitos marcam maior festival de cultura negra do Rio de Janeiro apareceu primeiro em AlmaPreta.

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade