Secretária de Saúde usa faixa de "sinhá" e causa revolta
O caso aconteceu na cidade de Itapeva (SP) e mostra a secretária sendo recepcionada em sua posse com tapete vermelho, além da faixa
A posse da nova Secretária de Saúde do município de Itapeva, no interior de São Paulo, está dando o que falar. Em um vídeo que está circulando nas redes sociais, a enfermeira aparece sendo recepcionada com coroa, confetes, tapete vermelho, cartazes e uma faixa com a palavra “sinhá”. O termo, comumente utilizado na época da escravidão, era a forma como os escravizados se referiam às patroas.
Maria Christina Ribeiro Fonseca é enfermeira e foi anunciada como a nova titular da Secretaria de Saúde de Itapeva no último sábado (30), após receber exoneração do cargo de diretora de Departamento de Vigilância em Saúde para assumir a pasta.
O vídeo publicado ontem (3) em um portal de notícias do município gerou indignação entre os moradores. Muitos internautas expuseram sua opinião e criticaram a secretária.
“Um show de horrores... Lamentável”, escreveu uma internauta.
“Sinhá? O que quer dizer com isso? Que o povo são os escravos?”, questionou outro internauta.
Em nota enviada ao portal G1, a Prefeitura de Itapeva afirmou que Maria Christina explicou que a manifestação foi uma "uma acolhida dos amigos de Secretaria dela".