PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Saúde de pessoas trans é foco de programação de secretaria de Saúde em São Paulo

A iniciativa celebra o primeiro aniversário do Centro de Referência de Saúde Integral para a População de Travestis e Transexuais

12 jan 2024 - 16h39
(atualizado às 16h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Unidade é o primeiro ambulatório de especialidades voltado para a população travesti e transexual na capital paulista
Unidade é o primeiro ambulatório de especialidades voltado para a população travesti e transexual na capital paulista
Foto: Alma Preta

A Área Técnica de Saúde Integral da População LGBTQIA+ da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo divulgou uma programação com uma série de atividades voltadas para travestis e transexuais, ao longo deste mês. Essa iniciativa marca o primeiro aniversário do Centro de Referência de Saúde Integral para a População de Travestis e Transexuais (CR POP TT) Janaína Lima, inaugurado em 11 de janeiro de 2023, e também celebra o Dia Nacional da Visibilidade Trans em 29 de janeiro.

Qual a diferença entre trans e travesti? Qual a diferença entre trans e travesti?

As atividades serão realizadas no próprio CR POP TT Janaína Lima, localizado no Bom Retiro, região central da cidade. Essa unidade é o primeiro ambulatório de especialidades voltado para a população travesti e transexual na capital paulista, oferecendo uma capacidade mensal de atendimento de 1.700 consultas para especialidades médicas e equipe multiprofissional. Ao longo do primeiro ano de funcionamento, foram realizados 6.400 atendimentos no local.

O CR POP TT oferece diversos serviços, incluindo hormonização para adolescentes a partir dos 16 anos, apoio psicossocial para familiares de crianças e adolescentes com variabilidade de gênero, acolhimento em saúde mental, pré-natal, abordagem para complicações após implante de silicone industrial, acompanhamento de pessoas intersexo, atendimento a complicações cirúrgicas de afirmação de gênero e endocrinopatias afetadas pelo uso de hormônios.

A coordenadora da Área Técnica de Saúde Integral da População LGBTIA+, Tânia Regina Correa de Souza, destaca que a criação desse serviço é um marco na oferta de saúde para a população travesti e transexual na cidade de São Paulo, contribuindo significativamente para a visibilização das questões que afetam esse público.

Programação completa

No dia 12, das 9h às 12h, ocorre o evento "Falando sobre visibilidade trans" com Harllen Oliveira (psicólegue não binárie) e Virginia Azevedo (fonoaudióloga). Em 17 de janeiro, das 17h às 19h, uma Roda de Conversa intitulada "A visibilidade trans em ação" contará com a participação de Carlota (mulher trans e ativista), Harllen Oliveira e Bernardo Sensato (homem trans, psicólogo). 

No dia 19, das 16h às 19h, haverá o Cine Trans, exibindo "A história de Brenda Lee". De 22 a 27, a "Campanha Sorriso Trans" oferecerá atendimento odontológico para os usuários do CR POP TT em parceria com o Centro de Cuidados Odontológicos (CEO). 

O encerramento da programação será no dia 29 de janeiro, das 17h às 20h, quando ocorrerá o "Sarau da Diversidade" com apresentações culturais dos usuários do CR POP TT e o lançamento da campanha da SMS "Como você quer que eu te chame?".

Serviço

Atividades do mês da visibilidade trans, em São Paulo

Data: 12, 17, 19, 22, 23, 24, 25, 26, 27 e 29 de janeiro

Horário: Dia 12, das 9h às 12h; Dia 17, das 17h às 19h; Dia 19, das 16h às 19h; Dia 29, das 17h às 20h

Local: CR POP TT Janaína Lima- Rua Jaraguá, 866 - Bom Retiro; São Paulo - SP

O post Saúde de pessoas trans é foco de programação de secretaria de Saúde em São Paulo apareceu primeiro em AlmaPreta.

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade