Projeto gratuito para formação de grupos minorizados na área criativa abre inscrições em São Paulo
Com inscrições abertas, iniciativa gratuita é voltada a pessoas negras, indígenas, periféricas, LGBTQIAPN+ e PCD
O projeto gratuito Shift, voltado à formação de pessoas negras, indígenas, periféricas, LGBTQIAPN+ e PCD nas áreas da publicidade, comunicação e audiovisual, está com inscrições abertas até 26 de março. As aulas serão realizadas em São Paulo de abril a agosto.
Um projeto gratuito voltado à formação de pessoas negras, indígenas, periféricas, LGBTQIAPN+ e PCD nas áreas da publicidade, comunicação e no audiovisual está com inscrições abertas. Pessoas interessadas no Shift, programa da associação global D&AD que chega a sua segunda turma no Brasil, podem tentar uma das 20 vagas até 26 de março.
Com aulas entre abril e agosto em São Paulo, a ideia do projeto é capacitar pessoas para trabalhar para marcas, artistas ou revistas, seja criando campanhas, fotografando, produzindo conteúdo audiovisual e de texto, entre outras possibilidades -- para tornar a indústria mais inclusiva ao incorporar diferentes origens e perspectivas.
O curso é noturno, com duração de quatro meses. De acordo com a organização, o público-alvo são pessoas periféricas, oriundas do ensino médio público, negras, indígenas, LGBTQIAPN+ e PCD. Para participar não é preciso ter experiência na área criativa, mas a seleção leva em conta habilidades valiosas no meio: seja com texto, com arte ou vídeo, por exemplo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"O Shift deu dimensão aos meus sonhos e ambições. Entrar nestes espaços e perceber que eu poderia trabalhar lá, me sentindo digna de estar lá, foi um divisor de águas na minha vida", conta Isabel Gonçalves, aluna da primeira turma do Shift.
De acordo com a produtora executiva do Shift São Paulo, Aline Nitro, a programação e o currículo atende lacunas identificadas no contexto brasileiro. "Esse será um ponto forte quando o curso começar. Enquanto isso, no processo pré-Shift, estamos trabalhando para alcançar ainda mais regiões com o objetivo de atingir ao menos 1.000 interessados no site”, conta.
Para candidatos, as inscrições estão abertas até 26 de março por meio da página do projeto. Já para participar como colaborador da iniciativa, entre em contato com aline.nitro@dandad.org.