Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pais famosos de filhos com autismo relatam lutas e emoções: "Pela primeira vez falou 'eu te amo'"

Ao mostrarem cotidiano com os filhos, artistas ajudam a combater preconceitos e derrubar barreiras

12 ago 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Marcos Mion é um dos famosos que usa o reconhecimento para combater preconceitos contra o autismo
Marcos Mion é um dos famosos que usa o reconhecimento para combater preconceitos contra o autismo
Foto: Reprodução/Instagram/@marcosmion

No livro "A Escova de Dentes Azul", o Natal está chegando e três irmãos se preparam para pedir presentes para o bom velhinho e um deles, Romeo, surpreende e pede algo muito simples, mas cheio de significado.

Essa foi a história que o apresentador Marcos Mion escolheu para contar na sua primeira incursão pela literatura. Lançado em 2016, o livro tem como protagonista seu filho, que faz parte do Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como o personagem.

Mas não é só nas páginas dos livros que Mion fala sobre o filho: em entrevistas, vídeos e redes sociais, o apresentador faz questão de compartilhar seu contidiano com o filho mais velho, inclusive, recentemente explicou por que Romeo não viaja junto com a família nas férias mais longas.

Em entrevista para Marie Claire na época do lançamento da publicação, Mion fez questão de dizer "que o autismo não é doença, que existe um ser humano lá. Não precisa ter medo dele. É só saber lidar com ele. Espero com o livro conscientizar as pessoas e fazer um futuro para o meu filho com menos preconceito e mais respeito".

Cássio 

"Tenho uma filha, a Maria Luiza, que tem autismo e é uma causa que tenho conhecido mais agora. Tenho muito o que aprender, mas é uma causa que temos pouca informação e, às vezes, não se tem o respeito que deveria. É uma causa que temos que lutar diariamente, quem tem filho autista sabe o que é", afirmou Cassio, capitão do Corinthians, no Dia Mundial da Conscientização do Autismo. 

Em um vídeo publicado na TV do clube, ele ainda completou: "Que a gente possa progredir, ajudar, ser cada vez melhor como pais e pessoas, aprender mais sobre essa causa e mostrar que a criança autista tem direito de estar em qualquer lugar e de participar normalmente do dia a dia de um criança sem autismo". 

O jogador também passou a integrar o movimento "Autistas Alvinegros", composto por torcedores do clube, e celebrou o fato da Neo Química Arena ter um espaço criado especialmente para atender pessoas com autismo e familiares, com isolamento acústico e diversas atividades.

NÓS, autistas: "Autismo no Brasil tem raça, gênero e classe" NÓS, autistas: "Autismo no Brasil tem raça, gênero e classe"

Manoel Soares

"Como toda família que recebe o diagnóstico, encontramos um mundo novo e de infinitas descobertas diariamente. Ainda mais no nosso caso que são duas crianças e com características muito diferentes. Izael não falava e não tinha interesse por brinquedos e Ezequiel tinha seletividade alimentar e cantava o dia todo. O autismo estava ali e não sabíamos", contou o apresentador para o GShow. 

Iza e Ezequiel são dois dos seis filhos do apresentador, que revelou ainda que tudo é um processo de entendimento. "Mesmo sabendo que o autismo não é uma doença, dentro da cabeça e do coração de nós, pais, acontece um turbilhão de coisas, entre eles muito medo. Medo de não dar conta, de não conseguir atender às necessidades a partir daquele momento, de que sofram por conta do preconceito. Então, quando a notícia chega sempre gera um misto de emoções que precisamos acalmar". 

No ar, enquanto era co-apresentador do programa "Encontro", Manoel chegou a compartilhar um momento emocionante que teve com o filho: "Ontem, meu filho, que é autista, pela primeira vez falou 'eu te amo' e estou meio mexidinho com isso". 

NÓS, autistas: "Eu não sabia dar nome ao que eu sentia":
Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade