PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Você já ouviu falar em Setembro Verde?

Campanha reforça a importância da acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência

1 set 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
é um mês em que devemos reforçar a nossa luta por direitos e por mais inclusão, visto que muitos dos nossos direitos básicos ainda são ignorados
é um mês em que devemos reforçar a nossa luta por direitos e por mais inclusão, visto que muitos dos nossos direitos básicos ainda são ignorados
Foto: iStock

De uns anos para cá, temos visto muita coisa relacionada a diferentes campanhas que são realizadas ao longo do ano, inclusive o Setembro Amarelo, mas será que você sabe o que significa o Setembro Verde? É o mês dedicado à inclusão social de pessoas com deficiência.

O objetivo principal dessa campanha é reforçar a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro, então, o mês de setembro inteiro ficou dedicado à campanha Setembro Verde. Por isso, é um mês em que devemos reforçar a nossa luta por direitos e por mais inclusão, visto que muitos dos nossos direitos básicos ainda são ignorados.

Já falamos aqui nesta coluna sobre as dificuldades em relação a esses direitos básicos, no acesso à saúde, educação, mercado de trabalho e lazer. Esses fatores ligados à intolerância e o preconceito podem gerar, na pessoa com deficiência, muitos traumas, crises de ansiedade, depressão e até mesmo um complexo de inferioridade diante da sociedade. Sendo assim, quando falamos em Setembro Verde, também estamos falando de Setembro Amarelo, pois o cuidado com a saúde mental também deve ser prioridade no cuidado à causa PCD.

A conscientização precisa ser diária e constante. Estamos contribuindo para um mundo mais inclusivo? De que forma estamos contribuindo? Então, ao longo desse mês, vamos debater alguns temas relacionados a estas duas campanhas e de que forma podemos trabalhar para ter pessoas emocionalmente e psicologicamente estruturadas. Políticas públicas de inclusão e acesso também devem vir junto com políticas de prevenção e apoio psicológico, uma vez que pessoas com deficiência são diariamente expostas ao preconceito e discriminação.

Que desse mês em diante possamos mudar as percepções e os estereótipos sobre as pessoas com deficiência. Você pode começar considerando que pessoas com deficiência também são pessoas, portanto, dotadas de sentimentos, erros e acertos, como uma pessoa que não tem deficiência. Além disso, você também pode seguir nas redes, consumir conteúdos e produtos feitos por PCDs e até mesmo doar para instituições dedicadas à causa. Vamos todos juntos?

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
Publicidade
Publicidade